domingo, 22 de setembro de 2019

A linha e a locomotiva "Pedorido" devem integrar o projecto de restauro!


E a fim de avaliar a praticabilidade da ideia apresentada pela ADEP, já teve lugar in loco o primeiro encontro com técnicos da área!






Ao longo dos anos tem vindo a ser discutido, divulgado e estudado, no âmbito das preocupações da ADEP, o património material e imaterial do Couto Mineiro. E muitas tem sido também as iniciativas públicas e privadas que vem acontecendo a juntar às visitas, exposições, reuniões, candidaturas, que vem realizando; sendo unânime o reconhecimento de que o capital patrimonial imaterial e até material ainda existente deve estar ao serviço/ser alavanca para a dinâmica economia/social turística da região.
E porque a postura tem sido a de ouvir, pesquisar, conhecer, divulgar usando dos meios e condições que tem ao dispôr, a ADEP entendeu ser o momento de pedir ao Município, num encontro recente, que considere incluir no projecto de restauro da ponte centenária, rodo-ferroviária, quer a linha, quer o elemento locomotiva "Pedorido".
Aceite a ideia, cabe agora aos técnicos avaliar a praticabilidade e solução, sendo certo também que esta opção será sinal de que outro caminho pode ser trilhado para um novo futuro do Couto Mineiro do Pejão!















Martinho Rocha


Sem comentários: