quarta-feira, 27 de julho de 2011

GRANDE ESPADELADA DE LINHO NO PARQUE DAS TÍLIAS

No próximo dia 6 de Agosto, sábado fim de tarde, vai ter lugar no Parque das Tílias uma Tascada(*) ou Espadelada de Linho.
Pretende-se com esta iniciativa, contribuir para a divulgação das nossas tradições seculares. Este tipo de evento não acontece já nas nossas Quintas por ter caído em desuso o cultivo do linho. Também na ADEP a última espadelada teve lugar no Parque já quando da electrificação do mesmo.
É oportuno lembrar aos simpatizantes dos audiovisuais que o evento se traduz numa rara oportunidade de gravar som e imagem de tarefas da nossa tradição rural, desempenhadas com a valiosa sabedoria dos mais velhos onde também não faltarão jovens aprendizes.
Quem pretender associar-se à iniciativa deve inscrever-se pelo tef. 255 689 486, prevendo o programa jantar e baile como antigamente.
(*)"... A tascada consistia em retirar do linho (depois de) moído as suas impurezas, colocando-o ... sobre o bordo dum cortiço e batendo-lhe ... com uma espadana ou espadela..." in "Manual do cultivo e confecção do linho" de Domingos Quintas Moreira (Edição ADEP e Parque Biológico de Gaia)

Sem comentários: