Percursos, locais e pessoas; caminhadas do Foral de 2007 a 2014

Algumas notas sobre o trabalho desenvolvido, no 40.º ano de actividade da ADEP, do Relatório de 2019.


I - O percurso pedestre, que abrirá por estes dias, lançado pela ADEP aponta a uma Nova Vida para o Pejão Velho e designa esta primeira parte das Minas por “Caminhos do Pejão Velho”.
Tendo sido aprovada pela AMI e Instituto Camões no âmbito do apoio comunitário No Planet B o nosso projeto de percurso pedestre para as primeiras Minas do Pejão, foi estudado concebido e projetada a sua implantação por forma a ser reconhecido como PR (pequena rota) pela Federação de Montanhismo.


II - Também na sequência dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos e em parceria com as associações ARCAF e GDCP foi apresentado aos parceiros o primeiro vídeo em formato tridimensional de animação das Minas do Pejão, estando prevista a sua disponibilização pública num pavilhão a colocar pelo Município no areio/praia de Concas, Pedorido.


III - Por forma a não perder a memória do uso a que foi sujeita a ponte velha de Pedorido e considerada que foi a sua recuperação entendeu a ADEP sugerir ao Município que o projeto e obras a desenvolver acautelassem essa memória e que fossem incluídos sinais marcantes como a linha e locomotiva para que no futuro haja suporte técnico para desenvolver e acrescentar outras valências recreativas e/ou experiências sensoriais, naquela zona ribeirinha e com memória da “passagem da máquina”.


Ainda outros Sítios, Percursos e Memória


I - O capital investido nos esforços que desenvolvemos no sentido de ver o nosso “Parque das Tílias” e toda a temática dos ofícios e seus saberes numa dinâmica coordenada, por um programa de gestão que pensamos possível ser eleito pela ADRIMAG para 2019 a 2022, foi pela mesma entidade desprezado. Isto significa um revês para a nossa estratégia e um sinal enganador e de empobrecimento para todos os atores, artesãos, mestres de ofícios e bem assim algum risco de falecimento de algumas das ancoras da rede, e estruturas já de si tão debilitadas de meios, sistema que consideramos que é indispensável criar e manter numa relação inter-concelhia com vista a uma exclusiva e verdadeira valorização das artes e saberes muito representativos da região (linho, pão, artesanato e doçaria).

II - Criamos um novo “recuerdo de Paiva”, ao decidimos aceitar a parceria de inscrever num lote de notas “zero euros” alusivas a Santo António, a referência às suas origens paivenses.





III – “Caminhos de Fátima e Santiago” - Como forma de ajudar a dar visibilidade e praticabilidade aos antigos caminhos da região e de travessia do Douro, que hoje ainda servem os peregrinos que se dirigem a sul em direção a Fátima, e no passado para norte em direção a Santiago, associamo-nos e ajudamos a criar a Federação dos Caminhos de Santiago (que foi apadrinhada pela federação Europeia do Caminho de Santiago), que tem sede atualmente em Vila Pouca de Aguiar.



IV - “Na senda de Almansor a caminho de Santiago” - Na sequência das iniciativas que vimos desenvolvendo nos anos anteriores, de sinalização dos caminhos de Fátima e Santiago no concelho, e associação a outros membros na criação da Federação dos Caminhos, buscamos conteúdos temáticos com vista a credibilizar a nossa posição, reunimos meios, divulgamos e levamos à pratica uma iniciativa que reuniu participantes de ambos os lados do rio Douro, e que levou várias dezenas de participantes a percorrer cerca de trinta quilómetros, desde Almansor ao mosteiro de Alpendorada, no dia Europeu dos Caminhos de Santiago, evento que mereceu o apoio de vários municípios, juntas de freguesia e algum comércio e serviços, e teve divulgação nacional e internacional.


V - Galeria dos empreendedores - Depois de Vieira Guedes, mecenas e industrial papeleiro, que a partir de outubro de 2017 passou a fazer parte da Galeria  dos Empreendedores, na sala de exposições do 1.º piso, onde já constam desde 2016  Jean Tyssen e sua nora Marcelle Tyssen, administradores das Minas do Pejão, também os homens de letras: Júlio Strecht, João Salema e Paio Soares Romeu foram lembrados e passaram em 2018 a constar da mesma Galeria. Em 2019 acrescentamos as figuras do Conde de Castelo de Paiva, Santo António e de El’Rei Garcia.

SEGUNDA-FEIRA, 21 DE OUTUBRO DE 2019

Aconteceu! Na senda de Almansor a caminho de Santiago!


Mais de 20 Kilómetros foi a distância percorrida na caminhadapelos  muitos participantes, uns candidatos a caminheiros, outros já veteranos. "Na senda de Almansor, a caminho de Santiago", visou dar  visibilidade ao percurso que terá adoptado Almansor na sua incursão, vindo de Córdoba, aos territórios cristãos de então a Norte, onde se distinguiam grandes capitais como Braga e Santiago (ambas foram vandalizadas e saqueadas por ele). Os caminhantes encontraram desde remotas eras nos nossos caminhos o percurso mais curto e promissor para percorrer montes e vales e atravessar rios, designadamente o Douro.

Na Senda de Almansor, a caminho de Santiago, aconteceu no domingo 20 de Outubro de 2019.

O percurso iniciou-se no lugar de Almansor, Paraíso, seguindo depois para o Pejão, Carvalho Mau, Sabariz, Cruz da Carreira, Nojões, Ponte do Concelho, Travessa do Mineiro, Rua Emidio Navarro, Vila, Parque das Tílias, Castelo, Escamarão, (barco), Bitetos, e foi terminar no Mosteiro de Alpendorada, Marco de Canaveses com uma visita aos claustros terminando com uma receção e atuação da Universidade Sénior de Marco de Canaveses e almoço no restaurante Porta da Vila.



Igreja de S. João Batista de Alpendorada

Universidade Sénior do Marco de Canaveses, fez uma receção aos caminheiros que nos deixou sensibilizados



o repouso, no cais de Escamarão, num dos abastecimentos a que responderam todas as juntas de freguesias do percurso (União Pedorido, Paraíso e Raiva; Sardoura, Real, união de Sobrado e Bairros, Fornos e Souselo e Escamarão.
o apoio do Paulino, obrigado!

vencida a primeira subida, já perto da Cabine!
                                                               Boa disposição!

O São Domingos lá  longe!

Um agradecimento aos patrocinadores: Saniluz, Gigafácil, Mauser!

azeitona o fruto que mais se viu...

Primeira ponte do Concelho (rio Sardoura)

A Ilha dos Amores!

A travessia do Douro, patrocinado a custo zero pelo proprietário e marinheiro Filipe da "Bitetos Douro". Outros transportes foram assegurados pela Câmara do Marco de Canaveses, C. Social de Sardoura e C. A.T. Crescer a Cores.



apresentação da capela da Nossa Senhora da Silva, uma das importantes referências de ligação vicinal das duas margens, na lenda da Santa Mafalda.
Um agradecimento aos nossos Guias: José Antunes e Carlos Bessa, presentes na foto

no Mosteiro o interesse era muito e mútuo, de quem ouvia e de quem falava, apesar da hora tardia para almoçar...

O Mosteiro (para alguns, Convento) de Alpendorada

Os cristais e os lustres não impediram a ruína a que está votado este monumento...




O evento "Na Senda de Almansor, a caminho de Santiago", https://www.facebook.com/events/365162150812162/  integrou a   iniciativa «Dias Europeus dos Caminhos» -  no âmbito do programa europeu Dias do Património, em que foram divulgadas conjuntamente todas as atividades realizadas nos Caminhos de Santiago nos dias 19 e 20 de outubro. A ADEP correspondeu assim ao apelo da Federação Europeia dos Caminhos de Santiago por convite que lhe foi dirigido pela Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.


O evento foi assim uma forma de sensibilizar para a mais valia que é para os nossos concelhos que podem, num futuro próximo receber, vindos do sul (dezenas ou centenas) peregrinos que "se encantem com os nossos valores patrimoniais, paisagísticos e outros...a caminho de Santiago, passando por Braga; à semelhança do que já acontece no sentido inverso, a caminho de Fátima.



A inscrição foi gratuita e para que isso fosse possível a ADEP conseguiu reunir um conjunto muito alargado apoios de Instituições e pessoas. Bem haja e muito obrigado a todos!

Realizada que foi a primeira etapa há que angariar meios e adesões para acrescentar na próxima primavera outra etapa, que pode ser a que lhe antecede vinda de Oliveira de Azeméis/Cesar! 

Caminhada pela Rota Pedestre das Origens de Santo António, domingo 9 de Dezembro 2018!


CAMINHADA NOCTURNA SOLIDÁRIA EFECTUADA PELA ROTA PEDESTRE DAS ORIGENS DE SANTO ANTÓNIO EM SOBRADO DE PAIVA08-12-2017











A Caminhada nocturna que se realizou no dia 8 de Dezembro, foi um gesto de Solidariedade para com as vítimas dos incêndios ocorridos em 15 e 16 de Outubro deste ano de 2017, no concelho de Castelo de Paiva. Contou com a colaboração monetária de largas centenas de participantes, embora alguns, à última hora, não comparecessem com receio da intempérie que se vislumbrava, mas que afinal até proporcionou uma caminhada agradável, sem chuva nem vento e com temperatura amena.
Munidos de uma lanterna individual e colete de sinalização partiram do Largo do Conde pelas 21,30 h, depois de um curto pré-aquecimento, em frente a Câmara Municipal. Dirigiram-se desde logo às instalações da ADEP onde lhes foi servido um café quente preparado à moda antiga, em cafeteiras de barro, numa lareira a lenha.
Dali partiram os caminhantes pela Rua de D. Teresa Taveira (mãe de Santo António), tendo a orientá-los, no percurso, o sócio da ADEP Mário Gonçalves Pereira, autor da Rota Pedestre que iam seguindo, e que em locais pré-definidos em mapa: Pia dos Mouros; Casa Torre de Vegide; Portal da Serradas; Paço de Gondim, Casa de Antigo Mosteiro e Largo na Entrada da Casa da Boavista, junto ao Marmoiral de Sobrado, foram ouvindo do orientador, feito guia, palavras alusivas à história que cada local encerra na memória dos que por Sobrado habitam e que pergaminhos medievais guardam em sede própria.
Essas dissertações prenderam as atenções de quantos participavam a ponto de muitos confessarem: uns, que nunca tinham estados em tais locais, outros que as resenhas descritas pelo orientador, lhe causavam espanto, pois desconheciam a entrega há cerca de mil anos ao rei Garcia da Galiza destas terras e também ignoravam que avô e bisavô de Santo António, naturais destes locais, foram os primeiros a escrever em português:  Paio Soares Romeu e João Soares de Paiva.
Os locais referidos foram todos previamente sinalizados com a colocação de candeias, que com a noite escura tornavam os lugares mais atraentes aos olhos dos caminhantes que ali iam chegando.
A caminhada parece ter satisfeito o ego de todos os participantes que um dia poderão voltar a repetir o evento, quiçá numa noite de Santo António.
A ADEP congratula-se e orgulha-se de ter participado e também ter proporcionado esta iniciativa, de história e de cultura, louvável a todos os títulos.

A todos os que contribuíram para a realização deste evento, o nosso Bem – Hajam!

Mário Gonçalves Pereira

SÁBADO, 9 DE ABRIL DE 2016

Algumas imagens da 10.ª adesão ao Dia Nacional dos Moinhos na ADEP



Primeiro nos Moinhos de sangue no Parque das Tílias - Casa dos Engenhos Dr. Justino Strecht, depois pelo território do Couto Mineiro:



Agora já é possível visitar o local das 1.ªs Minas Pejão



O Eng.º Mário Gonçalves, "guia de serviço" e de lição estudada prendeu a atenção dos muitos participantes, a quem se agradece a disponibilidade. Agradece-se a colaboração dos B.V. Escuteiros 1258 de Fornos, CM pela cedência do Mini autocarro e Fábrica de Papel do Arda.





Esta placa está, e muito bem no Fojo, mas falta no Monte das Cavadinhas onde se acumula lixo, de forma vergonhosa para nós cidadãos e autoridades...


O Arda, a sua beleza e sua força movimenta também 
a fábrica familiar dos "Moreiras" de papel desde 1844




Fica a promessa de cumprir o itinerário em próxima iniciativa, uma vez que este ano não o fizemos, com os atrasos e pingos de (pouca) chuva!

QUARTA-FEIRA, 15 DE JULHO DE 2015

Este sábado, vamos à Serra da Boneca e aterro sanitário !







09h00 ~ 09h15. Aparcamento e encontro no espaço situado no topo superior esq. sobre o aterro. Existe uma eólica na proximidade e o espaço permite aparcamento. Após a "visita" ao aterro (não é permitida a visita interna), seguimos em direcção a S. Pedro de Pegureiros (Canelas, Penafiel). Dista sensivelmente dois kms da zona do aterro.  Seguidamente volvemos em direcção à Boneca. Existe um caminho que nos levará a um pequeno alto próximo a uma das eólicas, de onde se poderá ter uma panorámica impressionante, para norte; Nascente e sul. Depois seguimos em direcção ao topo da Boneca que dista cerca de 1km. Daí, as vistas sobre o Douro, Paiva, Gaia, Porto, Atlântico etc., são fabulosas. Regresso. Nota: O percurso, a menos do caminho até à Boneca, é suave e sem dificuldades de maior. Até à Boneca, é um pouco acentuado mas não muito. Faz-se bem. Caminho desde Paiva: Entre-os Rios (ponte Hintze Ribeiro) marginal na direcção Porto. Depois de passar Sebolido (centro) e 100 m após o parque da Gondomarense, virar à direita em direcção à Boneca. A cerca de 250m.


2014 – 1.ª  recriação da Feira de Nojões

 

EGUNDA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2014

11 de Maio: 1.º recriação da Feira de Nojões


Animadores da Feira: Dupla Bessa; Grupo do Linho de Real (da ADEP); Escola de Música de Real; Carlos Ferreira (homem-estátua)




















fotos e texto: Martinho Rocha

1.ª recriação da Feira de Nojões


A realização deste evento foi para a organização um tributo à memória e vivência das gentes deste local; que recebeu (em Vilar de Nojões) o Foral de Payva a 6 de Maio de 1517; que foi de passagem para mineiros e almocreves; feira que acabou nos anos sessenta e onde se comercializavam, o linho, os bois e os porcos, entre outros; escola de inúmeros artesãos, e onde floresceu o pequeno comércio e indústria de calçado e marcenaria, até meados do século passado.       


Os recursos das IPSS presentes:
Cooperatipaiva; ASCRNojões e Centro Social de Real








fotos e texto de Martinho Rocha         

2013 7.ª Caminhada do Foral


Adep Adeppaiva

Amigos! Vamos começar a trabalhar para organizar programa aproximado ao que temos vindo a realizar no 1.º de Dezembro, sendo que este ano por ser o 500.º aniversário da atribuição do Foral, e ser Domingo, se recomendará uma maior participação das forças vivas! Aceitamos repartir a organização e receber sugestões para melhoria do programa que pode incluir, caminhada, palestra, visita guiada pelos locais mais emblemáticos de Nojões, etc. Gostariamos de contar convosco! sobre este e outros assuntosadep-paiva.blogspot.com

 

2012 6.ª Caminhada do Foral

 

 

No dia em que se comemorou o 499.º aniversário da atribuição do Foral à Terra de Paiva, os participantes na 6.ª caminhada do  Foral da ADEP- tiveram oportunidade para passar revista a algum do nosso património mais emblemático -associado à memória dos pais de Santo António - e de constatar o seu estado de conservação, que em alguns casos é de ruína, noutros de autêntico saque e vandalismo.

2011 5.ª Caminhada do Foral

CONVITE

                               1.º de DEZEMBRO,  sábado

A ADEP está a organizar, dia 1 de Dezembro, a 6.ª Caminhada comemorativa do Foral.
O local de encontro é no Parque das Tílias, à Frutuária, às 10,00 horas. A caminhada passará revista a algum do nosso património mais  emblemático da Vila e que está associado à memória dos pais de Santo António incluindo também visita à Quinta da Boavista e Capela. Oportunidade ainda para visitar o espaço de Museu da ADEP "Primeiras Artes".
No final, o almoço inclui papas de farinha de milho, rojões, vinho de Paiva e rabanada.
Vai ser lançado o calendário alusivo ao 500.º aniversário  da atribuição do foral à terra de Paiva, que será disponibilizado aos participantes.
Os interessados deverão fazer a sua inscrição previamente e apresentar-se na sede da ADEP às 10,00 horas, preparados para este tipo de iniciativa.




2010 4.ª Caminhada do Foral

DOMINGO, 21 DE NOVEMBRO DE 2010
1.º DEZEMBRO - Caminhada do Foral
Vai ter lugar no próximo Feriado, Quarta Feira, dia 1 de Dezembro - a IV Caminhada comemorativa do Foral .
Terá o seu inicio no marco do Vilar de Nojões - Real, pelas 10 horas, seguirá o trilho dos Mineiros do Pejão, e terminará na Mamoa de Carvalho Mau, freguesia do Paraíso (monumento que vai ser objecto de intervenção urbanistica com vista à sua melhor protecção e divulgação), com regresso de autocarro ao Parque das Tílias a que se seguirá uma Palestra, Almoço e, da parte da tarde, Encontro Etnográfico.
No fim da tarde serão servidas papas de farinha de milho aos participantes e visitantes.
Os interessados deverão fazer a sua inscrição previamente e apresentar-se na sede da ADEP pelas 9,45 horas ou em Vilar de Nojões pelas 10 horas.
Contactos: 255 689 486 ou 
adeppaiva@gmail.com

 

2009 3.ª Caminhada do Foral



Iniciou-se no Parque das Tílias, pelas 9,30 horas, tomou-se o autocarro da Câmara até Vilar onde se procedeu à concentração e se "alistou" o novo Presidente Gonçalo Rocha. Depois as boas vindas do Martinho e a entrega do grupo ao guia de serviço, o sr. Coelho. Seguiu a caminhada, com o avistamento do local da entrega do foral em 1517, com passagem pelos caminhos e veredas de Nojões, por entre o casario de xisto, até ao Sardoura. Viu-se a casa da cadeia. Falou-se da feira dos porcos, do engenho de linho e da casa da roda. Deram-se os bons dias a alguns residentes e recordaram-se as gentes que por aqui viveram e trabalharam até meados do século passado. Passamos a ponte que a cheia de 67 não derrubou e entramos na freguesia de Sobrado, onde constatamos um problema de saneamento que está a poluir estas quintas e lameiros, algumas desactivadas como as de Almarde.

Depois já na ADEP tivemos oportunidade de ouvir a Joana Martins, jovem associada, com formação em História que nos deu uma "aula" sobre o Foral às Terras de Paiva, a que se seguiu um prato de reconfortantes papas acompanhadas de rojões, vinho verde e brôa de milho.




2008 2.ª Caminhada do Foral

 

Comemoração dos 495 anos da outorga do Foral às Terras de Paiva

No dia 1 de Dezembro, Feriado, pelas 10 horas, vamos caminhar do Parque das Tílias, até Vilar de Nojões.
Nesse local António Lima, Mestre em Arqueologia, vai falar aos presentes sobre “as origens das Terras de Paiva: a propósito do 495º aniversário do Foral outorgado por D. Manuel I”.


"O Foral de Paiva foi concedido à terra de Paiva em 1 de Dezembro de 1513. Não foi o primeiro que lhe foi outorgado. Se outra prova não existisse, bastariam as duas referências que o texto de D. Manuel faz a um foral anterior: regulando o quantitativo a pagar de portagem pelas barcas de vinho no sítio da Oliveira…o Concelho já existia muito antes da concessão do foral…tratava-se no início do séc. XVI de um concelho potencialmente muito promissor…foi posta ordem nos foros e tributos que tradicionalmente se pagavam na terra de Paiva e actualizaram-se os direitos…"
(Excertos retirados da Palestra proferida pelo Prof. Doutor Francisco Ribeiro da Silva, na ADEP aos 25 de Março de 1994.)

2007 1.ª Caminhada do Foral


 

 

 

 


 


 

 

 

 


Sem comentários: