quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Ara de Vila Verde é romana e dedicada aos LARES !


A Ara encontrada pela ADEP em 2007 no sítio do Terreiro (Vila Verde), Castelo de Paiva, zona agrícola por excelência no vale do rio Sardoura e local de passagem  imemorial, não fossem os testemunhos dos grandes sulcos dos rodados, gravados no granito do caminho, está a ser decifrada e vai ser publicada.
Das primeiras conclusões do estudo que, em colaboração connosco, lhe está a fazer José d’Encarnação – ilustre Professor e Investigador da área da Epigrafia – ficamos a saber que se trata de uma ara dedicada aos LARES, divindade a que recorriam, no âmbito privado, os cidadãos que buscavam assim proteção nos espíritos domésticos.
Para J. Leite de Vasconcelos in Religiões da Lusitânia: “Os lares, na crença dos romanos, eram divindades que protegiam não só as casas e os campos, mas os indivíduos, as cidades e mesmo certas collectividades. Havia Lares Viales para os viajantes, Lares vicorum para os bairros; Lares militares para os soldados, Lares compitales para as encruzilhadas.(…) o culto dos Lares compitale foi restaurado por Augusto,  que mandou que os altares d’elles (…)se enfeitassem com flores na primavera e no verão.” O imperador Augusto consentiu ser adorado em vida e que o seu genius fosse colocado entre os Lares compitales.
Temos assim, em Paiva, mais um testemunho da vivência e neste caso da religiosidade das gentes num tempo em que dominava o Império Romano e, portanto, antes da sua cristianização. A religião oficial de Roma Antiga caracterizou-se pelo politeísmo, com elementos que combinavam influências de diversos cultos. Estes cultos começaram a decair com a conversão, que aconteceu no ano de 313 com o Edito de Milão, assinado por Constantino.
Mais um trabalho da ADEP, sobre uma pequena parte do nosso passado colectivo, do muito que há para saber e estudar. Oportuno se torna lamentar que a maior parte dos materiais localizados e conhecidos estejam dispersos, pelos museus vizinhos e casas particulares, e no concelho não existam condições nem espaços, que não sejam os que a ADEP lhe vem disponibilizando, sem que receba quaisquer apoios consignados para esse fim.

Sem comentários: