domingo, 3 de novembro de 2013

Minas do Pejão.E porque não reconstituir o comboio ?

É animador ver que ainda há autarquias que se empenham em projetos como o que nos é dado a conhecer para juntando empresas e particulares, fundos públicos e recursos diversos, designadamente bens materiais e imateriais como (podia servir de exemplo para nós), os ligados à mina, se desafie a imaginação e a criatividade a construir uma estrutura que preserve  e valorize a nossa memória acrescentando à região aquilo que pode ser -  para uma privilegiada localização marginal ao Douro - a única semente para um plano de desenvolvimento sustentado e saudável.
Sem querer desconsiderar o projeto de São Domingos, de Mértola,  aconselhamos a pesquisa  e informação sobre o que já é realidade no município vizinho, além fronteira de Rio Tinto/Espanha, local que consideramos de visita obrigatória, visita que nessa ocasião se pretendeu organizar, considerando no entanto que era condição indispensável a presença de um membro da autarquia; que não tendo sido satisfeita  por isso fez abortar a iniciativa.
Efetivamente a ADEP em 2010 esteve envolvida num conjunto de contactos e reuniões com vista à sensibilização da Câmara Municipal e de eventual interessado/investidor do que resta do património das Minas do Pejão. Nesses contactos pretendeu alertar para a valia de um projeto que salvasse e restaurasse uma parte do percurso da linha e colocasse em funcionamento nesse percurso  uma locomotiva, quem sabe se poderia ser uma das antigas do Couto Mineiro. Chegou até a ser designada a casa que iria servir  de apeadeiro.
Nesse ou noutro contexto impunha-se avançar para o terreno e tomar algumas medidas que no futuro passariam ou não pelo projeto do investidor; aconteceu porém que o investidor se desinteressou e que da parte do nosso Município também o assunto morreu…

Podem ser vistos vários vídeos como tren turistico-minero de rio tinto

Sem comentários: