domingo, 19 de outubro de 2014

Os bailes da Paiva (in Jornal Miradouro)

Os bailes da Paiva retratam um tempo em que na sociedade rural, como esta, do Vale do Paiva, todas as manifestações sociais públicas tinham de ser púdicas e recatadas. Os bailes eram das poucas distrações ao alcance da mocidade. Pela Gralheira, Faifa e arredores pontuavam estes eventos e numa légua ao redor a rapaziada, pela calada da noite, de lumieira ou archote em punho alistava-se, se necessário, em demoradas incursões pela serra para os alcançar. Este recorte, com a devida vénia do "Jornal Miradouro" dá-nos, pela autoria de Vitor Silvestre, uma imagem dos bailes, alguns num formato mais arrojado - destinados apenas a pares convidados e que se apresentavam "descalços até ao pescoço - que uma certa moral (designadamente a Igreja) reprimiu; (evitando os padres e pregadores frequentá-los ...já que o baile era das poucas ocasiões em que o contacto físico entre sexos era permitido em público e isso potenciava o pecado da carne).
"(segundo o autor) Os bailes da Paiva eram organizados (...), acompanhados por pequenas orquestras de cordas, tangidas por músicos de ouvido afinado. Outros, de trazer por casa, rodados a toque de realejo, eram improvisados em qualquer eira ou terreiro, para escapar à vigilância dos pais e mirones delatores."
Com a mudança das mentalidades, o fim da censura, o espartilho deixou de fazer parte do formato das "vestes" dos bailes e bailarinas e das orquestras, estas e aqueles que se democratizaram e passaram a integrar as festas de todas as padroeiras e eventos sociais.

Obrigado Vitor Silvestre por mais este tributo à Paiva!




Sem comentários: