sábado, 23 de abril de 2016

Casa e Quinta da Boavista, na rota do Director Regional da Cultura!




Ao tomarmos conhecimento pelas redes sociais que está agendada uma visita à casa da Boavista por parte do Director Regional da Cultura, não poderemos deixar de nos associarmos à iniciativa para, quanto mais não seja, lembrar alguns assuntos e desejar que seja uma jornada de trabalho proveitosa.
Esperamos sinceramente que esta visita seja também uma oportunidade para ajudar os autarcas paivenses a encontrar um caminho para encarar o legado do Conde de Castelo de Paiva e a despertar para a realidade e necessidade de cumprir com a vontade de D. José - sob pena do Município (e nós cidadãos) o perdermos. 
Bom seria que esta visita fosse proveitosa em termos de assumpção de responsabilidade e calendarização de intervenção para a recuperação de património construído e até arqueológico. 
Há que ter em conta também o património que está associado à memória de Santo António, Gondim, Serrada e Vegide (estudo e intervenção na ruína da Torre medieval), Pias dos Mouros (e vestígios nas imediações); mas outros valores há a que não tem sido prestada devida atenção: a Frutuária, a Ponte centenária(rodo -ferroviária), o Cavalete do Fojo, os vários conjuntos megalíticos (mamoas) como Carvalho Mau, e não estão aqui todos...
Lembramos ao Director Regional que Castelo de Paiva tem imenso património a degradar-se e em "fase terminal" que não se cinge à Boavista e que não se pode continuar a jogar para canto como se fez com a Ponte centenária (rodo ferroviária de Pedorido); Em 2014 a ADEP pediu a classificação - como monumento de Interesse público - à DRCN, esta não classificou, empurrou para a Câmara, esta também não o fez e o que é pior é que ninguêm assume a sua recuperação. 
Votos de bom trabalho, é o que desejamos a bem do património!

Sem comentários: