sábado, 10 de dezembro de 2016

Travessia do Douro em Paiva, pelos caminheiros de Santiago e Fátima!



A existência mais que certa de uma estrada romana, a ligar a margem sul a Tongóbriga (Marco de Canaveses), marginal ao Paiva que atravessava o Douro junto à foz do mesmo (Outeiro do Castelo, Ilha dos Amores), tornou Paiva um local de passagem e de atravessamento do Douro, para os caminheiros de Santiago de Compostela, travessia que mais tarde se fazia também de barco e que nos inicios do século XIX se deslocou mais para juzante com a construção da ponte (de má memória) Hintze Ribeiro, no Freixo - Entre-os- Rios.
No sentido inverso e igualmente muito percorrida,   veio esta travessia do Douro a ser adoptada  no século XX pelos caminhantes das terras vizinhas a norte, com destino a Fátima. 
Estes trilhos, no seu traçado principal vão ser sinalizados. A ADEP acaba de aprovar o seu Plano de Actividades onde inclui esse projecto, tendo já obtido o apoio de diversas entidades nomeadamente do Município e empresários locais.
recortamos do Plano de Actividades da ADEP para 2017  "Caminhos de Fátima e de Santiago
Iniciativa que teve o seu tiro de partida com o lançamento do calendário de parede para 2017 e desdobrável/roteiro, para o que foram conseguidos apoios de empresários locais . Temos vindo a trabalhar no sentido de reunir apoios com vista a numa primeira fase adquirir e colocar   sinalética nestes dois percursos e numa segunda fase encontrar vontades e apoios para dotar o percurso de um albergue."






escreveu, Martinho Rocha

Sem comentários: