sábado, 1 de abril de 2017

Pois é, era dia 1.º de Abril...

Pena que não haja notícia de efectiva medida para a vivificação desta estrutura (PG 2 de Germunde), como de outras que igualmente foram referidas.
Como no texto continuamos a acreditar que só uma luta empenhada de todos conseguirá encontrar o caminho inverso para resgatar o grosso do nosso património arqueológico, construído, mineiro e até natural,  do estado em que se encontra.
Pedimos desculpa se algum leitor, por distracção, se esqueceu que hoje era 1.º de Abril; não vimos  no texto nem foi nossa intenção desrespeitar, desinformar ou desmerecer o nobre e imprescindível trabalho das Instituições e Pessoas (designadamente Bombeiros e Mineiros) bem pelo contrário!
Não era para levar a sério. Num dos 365 dias, olhamos as coisas nesta perspectiva!
Hoje era dia para brincar, como já aconteceu no ano passado.


                          

SEXTA-FEIRA, 1 DE ABRIL DE 2016


Começaram as obras na Boavista!

Começaram as obras na Boavista. 




Finalmente as tão desejadas e bem necessárias obras estão a avançar como se pode ver. Consta que  vai ser tudo recuperado, criada a Fundação/Museu do Conde de Castelo de Paiva, para onde vai ser transferida a Biblioteca Municipal, e passará a haver acesso livre para os paivenses a estes serviços,  quinta e mata, chafariz e jardins – onde se vai enquadrar a eira num anfiteatro para actuação das bandas de música.
Também nos informaram que o projecto prevê – em parte da casa -, para a sua sustentabilidade,  a criação de um espaço de hotel “dos pais de Santo António” para os turistas que vão vir de barco do Douro, que vai ancorar nos cais do Castelo e em Pedorido. Estes alojamentos tem extensões em Gondim Serrada ena Casa de Torre de Vegide, onde também vai ser dinamizada um nova adega para uma nova atitude de cultura e exportação do vinho Verde de Paiva.
A Adega junto ao Marmoiral vai levar telhado novo e os lagares de vinho, toneis  e moinho vão ser recuperados e reutilizados num centro de provas  e pack´s de licor de Kiwi para recordação.
Os usufrutuários, colaborantes com este plano de trabalhos - que vai prolongar-se por vários anos, – aceitaram o alojamento que lhes vai ser destinado, criado de novo, nos anexos.

Ficamos contentes por ver que finalmente desencalhou um projecto que faz jus à audácia e empreendedorismo do benemérito Conde de Castelo de Paiva.


















textos de Martinho Rocha. Ilustração de João Vieira





Sem comentários: