quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

DOMINGOS QUINTAS FALECEU!

Domingos Quintas está ao centro - uma das raras fotos onde se deixou fotografar (com o arqueólogo Eduardo Jorge, de costas, e com Almerindo Duarte à direita, na mamôa de Carvalho Mau)


Há percursos de vida que a morte não apaga. Podemos dizê-lo com toda a propriedade de Domingos Quintas Moreira. Foi sempre com grande  profissionalismo  que se dedicou a tudo quanto assumiu  nas diversas áreas de voluntariado com que se relacionou, e que cultivava com alto espírito de responsabilidade e civilidade, pretendendo contribuir  para a elevação moral  e intelectual da sociedade – e são muitas as áreas que lhe conhecemos. No que respeita à ADEP  não podemos esquecer o trabalho que desenvolveu durante um longo período,  no estudo e divulgação de algumas áreas da nossa cultura, designadamente a história /arqueologia e a etnografia, designadamente o folclore. Não teriam tido o mesmo êxito as iniciativas dos anos oitenta e noventa se não tivessem o apoio, o acompanhamento e envolvimento de Domingos Quintas, como é o caso do Levantamento Arqueológico de Castelo de Paiva, do projecto do Barco Rabelo, da Recolha Etnográfica, da organização da Biblioteca,  da publicação da sua obra “Manual do Cultivo e da confecção do Linho” e de tantos outras! Foi igualmente importante o relacionamento que ajudou a estabelecer entre instituições, como no caso da Federação de Folclore.

Fica à responsabilidade dos presentes dar testemunho público desta postura e atitude que a ADEP reconheceu também em vida, cujos valores de cidadania e dedicação devem ser transmitidos aos mais novos. Em 2010 a Direcção e a Assembleia Geral deliberaram por unanimidade  atribuir-lhe o título de sócio honorário.
Neste dia a Direcção da ADEP presta aqui a sua sentida homenagem e expressa o seu pesar aos familiares, amigos e nossos associados.
O seu corpo estará hoje a partir das 18,30 horas, em câmara ardente na Capela Mortuária de Sobrado, e o Funeral realiza-se amanhã às 15,30 horas para o Cemitério de Sobrado.























Martinho Rocha

Sem comentários: