A  denuncia efectuada pela ADEP a propósito das diversas acções de vandalismo na Mamoa de Carvalho Mau levaram já o assunto ao Parlamento pela mão do Grupo Parlamentar " Os Verdes" que questiona o Governo/ Ministro da Cultura sobre o conhecimento que tem do assunto e as medidas que pensa tomar. Igual iniciativa teve o mesmo resultado sobre a combustão nas escombreiras da antiga mina de carvão do Pejão, Castelo de Paiva.
Como já tivemos oportunidade de denunciar a mamoa de Carvalho Mau continua a ser vandalizada. Depois do painel informativo lá colocado há meia dúzia de anos pela ADEP ter sido irremediavelmente danificado e arrancado,agora é a zona de protecção lá colocada, também pela ADEP com o consentimento do proprietário, que está a ser abalroada, não sabemos se a fazer perigar a integridade do próprio monumento megalítico, que é cronologicamente do mais antigo que o concelho e região pode orgulhosamente exibir aos seus cidadãos e visitantes - do terceiro milénio antes de Cristo! Alertam-se as autoridades para uma visita ao local e a implementação de medidas. Recorda-se que este monumento é de extrema valia ao nível cientifico pois foi objecto de escavação pelo arqueólogo e professor Eduardo Jorge Lopes da Silva nos anos 90, tendo esses trabalhos ficado suspensos por virtude de pender acção judicial decorrente de trabalhos da autarquia que não teriam sido consentidos.
![NOTÍCIAS [ADEP]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhr-ZVcY3J0Cb3f-6X1IxG8XPIz1Umav1DdPlfPkp3Fn-e1lBrf4GyZdqMpqgaa1ze-LRNt_xTFwpyCCiPfpwuwognabu05N2NEGAjPKwpkFqQc9rYbIXKr-jF9V6xKAzLOKlDSfwD3sY4/s1600-r/cabecalho.gif) 




 
Sem comentários:
Enviar um comentário