domingo, 15 de julho de 2018

Festas em honra da N.ª S.ª dos Milagres



Este fim de semana, na freguesia de Sobrado “festeja-se” a Senhora dos Milagres.
Sem querer ser dono da verdade, mas a curiosidade em tentar esclarecer algumas dúvidas que se relacionam com estas festividades, resolvi embrenhar-me em jornais e documentos da época e a conclusão foi a seguinte:
Nos distantes anos da decada de 1850, a freguesia de Sobrado festejava por meados de Julho a festa à N.S. da Assunção, padroeira da freguesia.
No entanto em 1892, foi executada na cidade do Porto uma imagem dedicada à N. S.ª dos Milagres, com destino à igreja de Sobrado , assim passados 2 anos em 1894 a festa em honra da N.ª S.ª da Assunção deu lugar ás festas da Senhora dos Milagres.
Passados poucos anos, estas festividades eram consideradas uma das maiores romarias do norte.
Primando sempre com novos atrativos estas festividades em honra da N. S. dos Milagres, chama forasteiros dos concelhos limítrofes, a pé, de cavalo , em carruagens(apeando-se do comboio em Cete) ou em barcos rabelos no cais do Castelo, tudo vinha a estas magnificas festas. (Do jornal “O Comércio de Penafiel de 1896”.
As melhores bandas de música, divertimentos, magnifico fogo de artifíicio e vistosas iluminações eram as prinicipais atrações.
No programa religioso a missa era cantada com grande instrumental , um padre orador por exelência, fazia cair algumas lágrimas pelas faces dos fiéis mais comovidos, a procissão onde os paivenses pediam as suas graças e cumpriam as suas promessas, o andor da Sª. dos Milagres, da Senhora da Assunção , do mártir S. Sebastião, anjinhos, estandartes, bandeiras e as cruzes de todas as freguesias do concelho, faziam desta procissão o ponto mais alto das festividades.
Dada a sua enorme grandiosidade, a Câmara Municipal deliberou na sua sessão de 4 de Setembro de 1941 que as festas em honra da N. Sª dos Milagres deixavam de ser realizadas para dar lugar ás festas do Concelho. Aliás o cartaz que publico com a data de 1965 fala das festas do Concelho e não faz qualquer referência à Senhora dos Milagres o outro cartaz fala das festas da Senhora dos Milagres e não faz qualquer referência às festas do concelho, se dúvidas houvesse estes dois cartazes tiram todas as dúvidas.
Aliás e conforme documenta o cartaz, nesta festa o nosso Santo António também era festejado, o que signifique que ao contrário que alguns fazem querer, as gentes de Paiva desde sempre tiveram um carinho especial por este santo, pena é que este SANTO ANTÓNIO seja esquecido por figuras relevantes da nossa praça, prova disso é a “BIENAL DA CULTURA”que não faz qualquer alusão a este Santo e vai “buscar” a Santa Mafalda que a nós Paivenses pouco ou nada nos diz. 
Meus amigos, não vai demorar muito tempo que a nossa querida terra vai ser muito visitada, não só pelas suas paisagens mas também pela história que nos liga a Santo António.











João Vieira

Sem comentários: