sábado, 18 de maio de 2019

Federação Portuguesa do Caminho de Santiago: ADEP - Castelo de Paiva é membro fundador!


Nasceu ontem, 17 de maio de 2019, a Federação dos Caminhos de Santiago, e o acto constitutivo integrou como membros fundadores 30 Câmaras Municipais e 9 associações, entre elas a ADEP - Castelo de Paiva. Apadrinhou o ato o Presidente da Federação Europeia do Caminho de Santiago, Jean Benoit Girodet.

Federação tem por objeto a promoção, divulgação, organização e gestão dos Caminhos de Santiago em território nacional e ainda: I -  Ser um fórum de reflexão e debate para o desenvolvimento de produtos e serviços adequados às crescentes necessidades dos seus membros e de outros parceiros públicos e privados, individuais e coletivos, interessados na temática dos Caminhos de Santiago; II -  Promover atividades que se destinem a facilitar a realização do seu objeto, podendo para o efeito intervir diretamente junto dos órgãos governamentais decisores, estabelecer protocolos de cooperação com outras Associações ou organizações credíveis e com interesses afins, constituir empresas ou ligar-se a outras já existentes, sob qualquer forma de associação legalmente possível, desde que relacionadas com a temática do Caminho de Santiago; ainda III - Promover candidaturas a Fundos Europeus ou a outros fundos Nacionais ou Internacionais, que prevejam a concretização das acções previstas nos presentes Estatutos ou no Regulamento.


P.S.



"Nos últimos dias, fomos surpreendidos por publicações na rede social facebook, em vários grupos dedicados ao caminho de Santiago, em que se publicou a imagem do pergaminho oferecido pelo município de Vila Pouca de Aguiar aos membros fundadores da FPCS, acompanhado de comentários muito depreciativos, até insultuosos, criticando o mau serviço prestado aos peregrinos com a publicação deste mapa, que teria, segundo o autor, os caminhos mal marcados e só previa uma passagem até Santiago, em Chaves. 

A Srª Vice-Presidente, Drª Ana Rita Dias, esclareceu o seguinte:
1)      O documento apresentado não é um mapa, conforme se pode verificar no título, é uma listagem dos membros fundadores da FPCS, e não pretende ter qualquer carácter geográfico ou orientador.
2)      Não existe, nem pode existir, um mapa de caminhos certificados em Portugal, uma vez que a legislação para essa certificação saiu há menos de um mês e como tal não há nenhum caminho certificado em Portugal - a não ser o CPIS, como Rota Cultural Europeia.
3)      O documento não se destinou a distribuição pública, muito menos a peregrinos, uma vez que foi uma edição limitada, em suporte de papel, apenas distribuída no ato formal de criação.

Agradecemos que estes esclarecimentos sejam replicados, caso as várias entidades recebam algum pedido de informação nesse sentido."




Sem comentários: