O Rabelo “Douro + Paiva” foi construído pela ADEP segundo processos tradicionais com o sentido de homenagear as nossas gentes ligadas à vida ribeirinha do Douro. Foi também o percursor do turismo fluvial em embarcações tradicionais “genuínas”. A dezoito deste mês o Parlamento aprovou uma recomendação ao Governo para a salvaguarda do barco Rabelo e do património naval do rio Douro. (Resolução n.º 172 da Assembleia da República - D.R. 117 de 18 de Junho).
Face à presente Resolução apelamos a uma nova agenda para proteger um universo de espólio que nos é próximo, desde logo pela nossa ligação umbilical ao Douro, mas também porque construímos o barco Rabelo que ainda conservamos “em doca seca” no Parque das Tílias. As autarquias marginais e as entidades que tutelam e usam o Douro também tem aqui uma responsabilidade acrescida, quanto à forma como o protegem e o usam, como o respeitam e o promovem. Os penedos no meio do rio, os pontos onde os barcos eram puxados pelos homens e bois, devem agora ser classificados...ou não ? Uma palavra desde já às Câmaras de Castelo de Paiva (pedras de Linhares) e Penafiel (pedras da sirga em Rio Mau).
1 comentário:
A família agradece o tributo e o voto de pesar pelo falecimento de Avelino Ferreira Roque.
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