terça-feira, 27 de agosto de 2024

OTL - Tempos Livres na ADEP

Para jovens dos 18 aos 30 anos. De 14 de setembro a 13 de outubro. Inscreve-te!
Associado ao espólio do museu das primeiras artes, pretende-se desenvolver contactos e entrevistas com vista a conseguir integrar voluntários das gerações mais velhas em demonstração de atividades rurais que vieram a cair em desuso no concelho após o 25 de abril. Finalizará com a organização de ensaios e apresentação publica em evento a realizar que proporcione a demonstração dos saberes e vivências. Numa data tão significativa como a da comemoração dos 50 anos do 25 de abril, cada jovem voluntário terá a oportunidade de dar o seu contributo prático para o relacionamento inter-geracional.O projecto propõe assim agregar a comunidade (mais velha e mais nova) à organização de evento público em que transpareça a vivência social e laborar anterior ao 25 de abril e surge da necessidade de integrar as gerações mais velhas no processo de participação e dinamização cultural, transmitindo vivencias e saberes às gerações mais novas.

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Azulejos muito antigos na Capela Românica de Escamarão

Distintos estes frontais azulejares dos altares colaterais da nave, de estilo mudéjar, cujo padrão é conhecido por tapete da Capela Românica da Nossa Senhora da Natividade de Escamarão (junto à ilha dos Amores, foz do Rio Paiva). Também este local é uma peça indispensável no puzle das travessias alternativas do Douro nos caminhos a Santiago. Atestam-no a proximidade dos cais de Fontelas, e Bitetos no termino dos caminhos marginais ao rio Paiva a que se seguem na outra margem: os vários mosteiros beneditinos e outros a começar no de Alpendorada; os percursos da beata Mafalta e os marmoirais; a capela da Senhora da Silva; as velhas pontes a facilitar as travessias do Tamega, quer no Marco, quer em Amarante, entre outros. Estes elementos ilustram um trajeto do que poderia ser um importante eixo viário que na Época Romana ligava Emerita Augusta a Bracara Augusta e que na Baixa Idade Média constituía um dos muitos caminhos que os peregrinos tomavam para chegar a Santiago de Compostela. Diz o nosso amigo Luis de Sousa, a quem pedimos permissão, para partilha o seu alerta (na publicação que fizemos a 5 de fevereiro), que voltou a dar o ar da sua graça o que resta da estrada romana/medieval que percorria a vertente Sul do Castro de São Domingos, na freguesia de Vila Boa de Quires, concelho de Marco de Canaveses. (Nós comentamos então, por reconhecer a importância dos testemunhos e da necessidade de medidas visíveis e urgentes de proteção, sob pena, daquela antiga estrada, ser destruída. Trata-se de um importante testemunho também de ligação e alternativa de atravessamento do Douro, em Castelo/Couto e Bitetos, no caminho de Santiago, vindo de Sul para Norte/Braga. Um desses trajetos foi desenhado por Al-Edrisi, geógrafo muçulmano do séc.XII)

sábado, 17 de agosto de 2024

A Senhora da Silva e outras festas nos caminhos de Santiago!

A propósito da Festa da Senhora da Silva diz Serafim Oliveira (https://www.facebook.com/serafim.oliveira.3) que é uma festa com tradições na freguesia de Alpendorada Várzea e Torrão. Acontece no lugar de Vila Cete no dia 15 de Agosto de cada ano, mas não é muito vulgar nas regiões próximas, pelo que a curiosidade me levou a dar uma espreitadela na tentativa de descobrir algumas curiosidades que mostro aqui, para quem estiver interessado, no blog "Tancos Golas e Ladies". Capela a que já tivemos acesso em visita guiada por José Antunes, em outubro de 2019, a propósito da iniciativa " Na senda de Almansor a caminho de Santiago" procurando reconhecer caminhos e travessias alternativas do Douro, nos percursos do espiritual que de longa data se desenham por este território. https://tancosgolaseladies.blogs.sapo.pt/nossa-senhora-da-silva-4905?fbclid=IwY2xjawEt5A1leHRuA2FlbQIxMQABHXwsgeVp3896T_gNbFGB3YyhiQo36oRzErAY77t1iH148C0NeiIHhd3JkA_aem_mf3eCkngc9-hTnwVmregYw
Outra festa pouco vulgar na região é o Espírito Santo, que vem acontecendo em Viva Verde, S. Martinho de Sardoura, Castelo de Paiva e que nos coloca numa rota de ligação ao Douro. Em 2008 foi ali encontrada uma ara romana, dedidacada à dividade Lares o que nos leva a procurar respostas para muitas perguntas que se fazem sobre a grandeza da terra, crenças e tradições desde esses tempos remotos anteriores ao cristianismo. Sobre este tema voltaremos a falar.

terça-feira, 6 de agosto de 2024

As antiguidades e Velharias, estarão no Parque, Domingo!

Visite, adquira produtos em segunda mão. A sustentabilidade ambiental também passa por aí!