quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

MAMOA DE CARVALHO MAU VAI SER VALORIZADA

Finalmente estão reunidas as condições para se poder avançar no terreno com a criação de zona de protecção ao monumento que, já foi objecto de uma escavação em 1989 pelo Dr. Eduardo Jorge Lopes da Silva e, é o mais emblemático do megalitismo do concelho. A ADEP e a Câmara Municipal conseguiram obter o parecer favorável do IGESPAR com vista à intervenção projectada que contava já com o acordo da Junta de Freguesia do Paraíso, do proprietário do terreno José Faceira da Silva e do apoio do Mecenas “A Louseira de Canelas - Arouca” de Valério Figueiredo.
A intervenção que prevê a colocação de uma cinta de silhares de xisto unidos por um cadeado, limpeza e electrificação da zona envolvente e a colocação de um painel informativo, vai tornar este monumento (do 2.ºa 3.º milénio antes de Cristo, de entre um conjunto de várias dezenas que existem no concelho), num motivo de visita e de conhecimento para a comunidade.
Este projecto pode servir de âncora à valorização de outros espaços e monumentos, num roteiro a desenhar com os melhores monumentos e sítios do concelho e região, com vista à preservação e divulgação dos nossos valores da memória e da cultura.
Depois do arranjo do Marmoiral em 1992, que contou com o apoio do Mecenas José Maria Pinto Monteiro, esta é a segunda intervenção do género, da iniciativa da ADEP, que agora vai ser realizada no âmbito de um protocolo de cooperação, que está a ser firmado, onde se definem os apoios e as responsabilidadesde execução e de manutenção e bem assim o acordo de parceria para encarar outras situações no futuro( A Pia dos Mouros, v. g.).

Sem comentários: