segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Em homenagem às nossas árvores ...e artesãos do seu lenho!


O Amieiro é a árvore caracteristica das margens dos nossos rios. Diz-se que é a que melhor entende o Carnaval, por serem feitas dessa madeira as célebres máscaras transmontanas.


Esta espécie "Alnus Glutinosa (L.) ajudou as gentes do Norte (mas também as da Holanda ou até da Itália) a andar, a trabalhar e a folgar com os pés secos. Do séc XVIII reza o Cancioneiro, "Homem de Entre-Douro e Minho/Calça pau e veste linho/Bebe vinho de enforcado/...ou "São Gonçalo de Amarante/feito de pau de amieiro/irmão do pau dos meus socos/criado no meu lameiro".


Doutras qualidades da madeira ainda haveria que falar-se; das crenças que lhe estão associadas, da sua incorruptibilidade o que lhe permite ser adoptado para estacaria de fundações, qualidades medicinais, enriquecedor de solos, beleza da sua dupla floração, etc.
Protagonistas na história do calçado de pau, temos ainda em Paiva alguns artesãos tamanqueiros ou soqueiros que exerceram até à década de 60 do séc. passado, realce para Manuel Maria, que figura anexo e é uma presença simpática e habitual na Feira do séc XIX.

(respigando texto de Susana Neves na Revista"Tempo Livre")





escreveu Martinho Rocha

Sem comentários: