sábado, 12 de março de 2011

III . Em homenagem às nossas árvores...e aos artesãos do seu lenho !





Hoje falamos do esparto. Não é uma árvore mas uma planta que, como o linho, é uma fibra natural cuja utilização é amiga do ambiente, porque biodegradável.


Destas e de outras fibras se ocupou o Parque Biológico de Gaia que em 2009 realizou um conjunto de iniciativas, entre as quais uma exposição para assinalar o Ano Internacional das Fibras Naturais em parceria com a ADEP e a edição do Manual do Cultivo e Confecção do Linho, obra do nosso associado Domingos Quintas Moreira.


O esparto é originária dos paises do Mediterrãneo e é materia prima de inúmeros utilitários como cordas, cestas, esteiras, calçado, etc. e também aqui no Norte, se aprendeu a trabalhar e a usar a suas potencialidades. Em Sardoura tivemos ainda a oportunidade de conhecer duas artesãs que trabalhavam o esparto produzindo capachos, de que a foto é exemplo, para os nossos lagares de azeite. A sua qualidade de fabrico foi ao nível de despertar muita procura desde regiões limitrofes e longínquas segundo nos garantiram.


Os ensinamentos da senhora "Rita Ceireira" permitiram-nos, com esparto adquirido no Algarve, participar na 1.ª edição da Viagem Medieval de Terras Santa Maria, na Feira em 1996. (A história desta e de outras participações que garante à ADEP o estatuto de mercador/fundador deste evento, dos apoios e da experiência que precedeu a nossa feira do séc. XIX, falaremos um dia).






escreveu Martinho Rocha

Sem comentários: