domingo, 18 de dezembro de 2011

...um elefante a entrar na nossa loja de porcelanas ?

Decorre até 19 de Janeiro a Consulta Pública do Estudo de Impacte Ambiental para o projecto "Linha Carrapatelo - Estarreja 3 e Modificações da Linha Carrapatelo - Estarreja 2 /Carrapatelo - Mourisca a 220 KV AIA 2471. O resumo não técnico está acessível em www.apambiente.pt. As Câmaras Municipais e Juntas de freguesia entre outros possuem mesmo os Estudos técnicos do Impacto, para consulta.
Vai ser colocada uma nova linha, em postes mais altos que vai passar em zonas muitos sensíveis, no nosso concelho como o Paiva e Pedras Altas - Real, locais onde existem, neste várias mamoas e um Castro e naquele, porque - classificado pela CE Rede Natura 2000 - como sabemos várias espécies faunísticas, florísticas e geológicas protegidas por Lei.
Se o projeto tiver pernas para andar e para isso deve ser estudado, ainda assim entendemos que nas zonas onde se vai proceder a desmatação para acessos e implantação de estruturas deverão ser adotadas boas práticas para respeitar os valores em presença e não criar obstáculos ao habitat e corredores de circulação e/ de vôo.
Poderemos nós de alguma forma contribuir para que este tipo de trabalhos que as instâncias oficiais costumam propalar de progresso não sejam mais um elefante a entrar na nossa loja de porcelanas ?

Sem comentários: