quarta-feira, 8 de maio de 2013

Carvalho Mau - Paraíso: 5000 anos de história aguardam Roteiro !



O principal está feito e deve-se à ADEP. A iniciativa, o desenho, a intervenção a limpeza e o suporte informativo deram este resultado. E tudo correu bem mais depressa que a colocação da sinalética de rua e da definição de quem vai assegurar no futuro a limpeza e manutenção.

Até aqui conseguimos a colaboração de diversas instituições públicas e privadas, mas falta agora ver incluído o monumento e uma parte significativa da nossa história num roteiro que o valorize e que  divulgue o nosso património histórico-cultural.

Refira-se que da primeira noticia da intervenção de emergência em 1989 o Arqueólogo Eduardo Jorge Lopes da Silva, investigador da Universidade Portucalense, informa que foi recolhida grande quantidade de materiais, que foram registados, entre os quais várias dezenas de fragmentos cerâmicos com grande variedade de tipos decorativos e uma forma inteira, integralmente decorada, duas pontas de seta em sílex e uma espiral metálica, presumivelmente de prata, bastante bem conservada, materiais que que como muitos outros temos defendido que deveriam regressar ao concelho, este que também tarda em assegurar condições mínimas dignas de musealização.



Sem comentários: