domingo, 20 de julho de 2014

Património e vandalismo

Não é a primeira vez: queimaram e partiram vidros; noutras ocasiões quebraram árvores, roubaram e derrubaram medas de palha no parque … Enfim, de tudo um pouco já fomos vítimas, ao longo dos anos, fosse em contexto de eventos realizados, nas travessuras de S. João, e fora disso.
Compete às escolas e às famílias sensibilizar todos para o dever de respeito e urbanidade que a todos é exigido por forma a haver paz e concórdia num Estado que se quer e que é por princípio de Direito.
Igualmente compete às instituições da segurança e da justiça trabalhar no sentido de prevenir e corrigir as actuações não conformes às boas práticas da civilidade.

Porém, com pesar, registamos que o país assiste resignado e indefeso  frente aos prevaricadores e reiteradamente despreza por omissão as vantagens e o trabalho voluntário fruto da generosidade das instituições não governamentais, de fins meramente filantrópicos – que como a ADEP não visam lucros ou proveitos a quem nelas trabalha – e hoje vivem com tantos sacrifícios e com tão poucos apoios…

A esta lista é oportuno denunciar que a locomotiva Pedorido está a ser saqueada. Aos pedoridenses e passantes pede-se a vigilância possível, já que a instalação em que se encontra e na ausência de sistema de alarme e da (falta de) vigilância pública está à mercê dos amigos do alheio (nestes tempos em que o metal é tão valioso)...


Sem comentários: