quinta-feira, 30 de julho de 2015

O Douro lá, e nós cá, a ver passar os barcos...

No dia 23 a imprensa diz que o Douro vai funcionar 24 horas por dia...no dia 30 que os barcos-hotel vão ter novos ancoradouros na Lixa - Gondomar,  e no Porto Carvoeiro - Feira...
Vão ser criadas novas centralidades, pontos de abastecimento logistico e interfaces com o aeroporto e as novas acessibilidades (CREP).
São expectaveis mais soluções para os produtos locais e emprego, menos custos na exportação de matérias primas e consequentemente traduzir-se-á num importante impulso para a economia local.
E nós que ao longo dos anos acreditamos no potencial do Douro e apelamos à necessidade de valorizar os nossos recursos endógenos (história, paisagem e tradição) que vimos assistindo à degradação do património e desinteresse por parte das entidadades públicas  em verdadeiras politicas de desenvolvimento sustentável, quer parecer-nos que uma vez mais vamos ficar a vê-los passar...

A nossa vivência ribeirinha com longinqua tradição, as nossas belezas naturais, recursos como o Rio Paiva e o Pejão,  deveria dar-nos outro estatuto nestas parcerias; e se não formos condidados deveriamos ao menos bater à porta. É que comparativamente ao concelho da Feira que tem dois palmos de margem no Douro nós temos mais de uma dezena de Kilómetros!



escreveu, Martinho Rocha

Sem comentários: