terça-feira, 8 de março de 2016

10.ª adesão ao Dia Internacional de Moinhos Abertos !

Castelo de Paiva, Rio Arda    (Moinhos e Minas)

No sábado dia 9 de Abril entre as 14,00 h e as 16,00 h estarão abertos ao público, o “Museu Etnográfico” – espaço Primeiras Artes e Casa dos Engenhos “Dr. Justino Strecht Ribeiro”, no Parque das Tílias, onde se encontram os nossos moinhos de sangue - de moer linho e azeitona (e onde estão também um lagar de vinho).

                                                               

O dia  7 quinta - feira estará igualmente aberto  e é especialmente destinado às Escolas e Instituições. Ambos os dias estão sujeitos a inscrição prévia junto da ADEP através do email adeppaiva@gmail.com  ou facebook

No sábado dia 9 de Abril terá lugar:
uma caminhada que se desdobrará em três percursos, todos por  estradas municipais e caminhos, a saber: 1.º percurso: do lugar do Pejão ao local da primeira Mina - Mina da Paraduça  e minas do Limoeiro, Carvalheiras e Alto do Pejão (Pejão Velho)  com regresso ao ponto de partida. Na paragem no Fojo haverá oportunidade para conhecer um antigo moinho de cereais nas imediações; 2.º percurso: saída da Capela de Folgoso para visitar a fábrica de moagem no Rio Arda e edifício de fabrico de papel/cartão com regresso à Capela; 3.º percurso: saída da Escola EB2/3 para visita à antiga Mina de S. Domingos seguindo pela ex - via férrea com regresso ao ponto de partida.

Contamos que estes percursos, destinados aos nossos associados, amigos, colaboradores e população em geral são complementados por transporte coletivo, a partir do Parque das Tílias onde o evento terá inicio pelas 9,00 e término pelas 13,30/14 horas.

A participação em qualquer dos dias é gratuita. Os participantes deverão cumprir com as habituais regras de boa colaboração, seja no cumprimento das regras establecidas pelo guia, seja nas orientações dadas pela organização, designadamente no que respeita a cumprimento de horários, utilização de indumentária adequada e provisionamente de água e lanche.




    edificio arruinado da Fábrica de papel da Balsa - Sardoura

Sem comentários: