quarta-feira, 9 de março de 2016

Plano de Actividades para 2016




ADEP – Castelo de Paiva


Anunciamos o propósito de trabalhar e estudar o melhor enquadramento a dar a um  projecto que seja candidatável  a financiamento europeu -em parceria com outras entidades públicas e privadas- que valorize o património do território que nos caracteriza (minas e espólio mineiro,  património construído e história natural (fósseis), paisagem ambiente e turismo do Douro (barcos rabelos e rabões ) e Paiva (roteiro natureza), apoiando a inclusão social (com a valorização das artes tradicionais e urbanas),  tendo em conta os nossos espaços/instalações, valências e projectos que temos defendido.

A - Parque das Tílias
 “Vida no Parque, Viva o Parque”
1. Protocolo para utilização pública do Parque das Tílias

 A utilização pública do Parque exige a garantia solidária por parte das instituições públicas, também interessadas na sua manutenção,  ao nível da limpeza dos espaços e dos W.C. , regas e podas.  Um protocolo ou parceria continua, pensamos, a ser a forma para conseguir o objectivo: servir os interesses da associação,  a população local e quem nos visita, valorizando o Parque,  ao nível das estruturas e equipamentos, proporcionando asseio e bem estar,  com segurança e sem vandalismo.

2. Animação 
As nossas valências  estão também, disponíveis para parcerias com instituições que tenham projectos de recreio e formação para crianças, jovens e adultos. Também os espaços aráveis e arborizados continuarão disponíveis para actividades  etnográficas, rurais e agrícolas, viveiro e jardinagem. Dos associados, voluntários e amigos  aceitamos contributos e colaboração para montar oficinas e desenvolver acções e projectos.

B - Instalações, Barco/1.ªs Artes e Casa dos Engenhos

1 – 2.ªCandidatura à ADRIMAG (restauro do barco rabelo) no âmbito do Museu Etnográfico.
 

Uma candidatura que reforce e amplie as nossas  condições estruturais, não deve comprometer o sonho de ver um dia, todo o conjunto da antiga Frutuária , poder ser afecto a fins culturais. Essa candidatura passará também por fases de trabalhos de recuperação e restauro e conservação dos espólios existentes. É o caso ainda da recuperação e restauro da instalação no exterior: o barco rabelo “Douro Paiva”  e passadiço  circundante.
 

2. Divulgação e Intercâmbio – Museu Primeiras Artes e Casa dos Engenhos
 “Dr. Justino Strecht Ribeiro”

Alguns esforços continuarão a ser feitos no sentido da necessária divulgação à população, aos paivenses em geral, aos alunos das nossas escolas e aos turistas.

3. Obras e equipamentos
Continuaremos a trabalhar para dotar a associação de mais e melhores espaços aptos para a realização de eventos diversos,  máxime o seu estatuto. Ainda aguardamos do Município  e Estradas de Portugal o cumprimento das compensações devidas pela ocupação das parcelas de terreno de Parque. A escritura de transmissão da propriedade ainda não foi feito.
 

4. Os limites do Parque

Continuamos a defender a ideia de um grande Parque das Tílias ampliado aos terrenos contíguos designadamente a uma parte da antiga Quinta da Bafareira e os terrenos que descem até ao Vale de Alvarigos  e Rio Sardoura.
C - SECÇÕES E COMISSÕES DE TRABALHO
1 - Secção etnográfica e Ajuntada/Grupo do Linho de Real
Mantem-se o propósito da recriação sempre que possível de actividades rurais e etnográficas, integrando e pondo a funcionar os nossos engenhos/moinhos (ciclos do centeio, milho e linho).

2. Feira do Séc. XIX – 2.º Domingo de Outubro


a) – Continuaremos  a procurar dar toda a visibilidade à nossa gastronomia e aos nossos produtos agrícolas:  vinho, pão de milho, linho e artesanato da região, tendo em conta o valor sócio - económico e de memória que podem representar para a população.
 
Tem sido discutida e aceite a necessidade de introduzir outro nível  de animação que caracterize e descreva a época com mais realismo recorrendo à representação de  cenas do quotidiano e à presença de figuras típicas.
 3 - Internet, vídeo, secção editorial, Biblioteca “Manuel Afonso do Silva” e Arquivo Fotográfico “Luís Lousada Soares”

Procuramos apoios para a instalação de meios e tecnologias de informação para divulgar estes espólios e avançar com edições: a)  calendário  anual de parede; b) nova colecção de postais ilustrados;  c) memória sobre o caminho de ferro das Minas do Pejão, de autoria de Mário Gonçalves Pereira; d)memória histórica da freguesia de Real de autoria de Domingos Quintas Moreira; d) vídeo realçando aspectos históricos e etnográfico da nossa terra, eventualmente grupando pequenos trabalhos já realizados; e) reactivar  o concurso documental etnográfico cujo regulamento aprovado em 2009, foi suspenso por falta de parceiros; f) brochura ilustrativa dos nossos engenhos e lagares, três deles já instalados no nosso parque, como forma de explicar a história, o funcionamento e as vantagens que tais engrenagens tinham para a economia agrícola da região; g) obra do Arquiteto Filgueiras “Rabões da Esquadra Negra”; h)  espaço para acesso à internet destinado aos associados e utilizadores mais velhos; i) publicação com o Parque Biológico de Gaia de uma brochura sobre as plantas aromáticas e medicinais e sua utilização tradicional; j) a proposta do Eng.º Mário Gonçalves de reunir anualmente os Mineiros e de proporcionar assim além de um convívio salutar uma oportunidade de recolha de testemunhos.

D  - “encontros com …a história”
 
património cultural e natural

1 - Monumentos e arqueologia.

a) – PONTE CENTENÁRIA DE PEDORIDO E OUTROS - continuaremos a defender a integridade e o respeito, bem como o estudo valorização e divulgação dos nossos sítios, paisagens e monumentos, lamentando o abandono a que alguns têm sido votados e os dinheiros gastos com “obras de arte” a que vulgar e impropriamente também chamam monumentos. É necessário efectuar novas diligências no sentido de se conseguir o estudo e protecção do forno telheiro no lugar do Moinho -  Real. Caso avancem obras de alargamento da estrada de acesso a Corvite – junto à “presas de sapos” – é necessário acautelar os vestígios “de forno crematório/telheiro? aí existente. Propomos a identificação e protecção de mamoas em vários locais com boa acessibilidade.

b) – MUSEU ETNOGRÁFICO / FRUTUÁRIA - “Casa dos Engenhos Dr. Justino Strecht Ribeiro e Primeiras Artes – Os próximos passos serão ao nível de conteúdos e de pequenas tarefas de higienização e  conservação do espólio presente. Pretende-se também avançar  para a finalização do espaço “casa rural”. A necessidade de divulgação e funcionamento do espaço continua a ser objecto de estudo.

c) – PIAS DOS MOUROS – continuamos a insistir na necessidade de reclassificar alguns sítios. Insistir na sinalização, estudo protecção e divulgação de outros. Mantemos disponibilidade para colaborar  com União de Freguesias de Sobrado e Bairros  e Câmara Municipal na construção de uma zona de protecção e de interpretação às Pias dos Mouros (à imagem do que se fizemos em Carvalho Mau em 2011 e no Marmoiral nos anos 90).
d) – PEDRAS DA SIRGA - propomos a classificação de algumas pedras/fragas marginais ao Douro com sulcos da sirga (corda/arame de puxar os barcos) com que homens e bois puxavam os barcos rabelos .
e) -  MAMOA DE CARVALHO MAU -  efectuada que foi a intervenção já em 2011 continuaremos a insistir com a Câmara Municipal para que seja assinado o protocolo proposto, para que sejam  finalmente definidas as atribuições  e competências no que respeita a limpeza, vigilância e manutenção da sinalética; bem assim seja concluído o processo junto da DGPC que autorizou a intervenção.

f) – SALA DA ARQUEOLOGIA - Continuaremos a inventariar e divulgar todos os valores arqueológicos significativos do concelho, contestando o facto de o concelho ainda não dispor de Museu capaz de albergar o imenso espólio recolhido que tem estado depositado, algum na ADEP, outro em museus de concelhos vizinhos e casas particulares. Organizar uma sala com o nosso espólio arqueológico é um sonho antigo e um objectivo necessário, tendo em conta o trabalho que vem sendo desenvolvido na área da arqueologia, desde 1980. Gorada que foi a nossa proposta de que tal espaço fosse  criado no edifício da Cadeia com a parceria da Câmara Municipal a montagem de exposição permanente com fotos e textos temáticos integrando  peças de cerâmica e espólio variado  que temos em nosso poder -  com conhecimento da DGPC - , urge  avançar ; Há muito espólio disperso que pode e deve integrar esse espaço. Temos material capaz de integrar a exposição proveniente de todas as atuais freguesias do concelho.
2 – Dia dos Moinhos abertos e outros
Continuamos abertos  à realização de diversas iniciativas que podem estar associadas a movimentos/iniciativas  nacionais e/ou internacionais, para dar visibilidade aos nossos valores do património cultural/natural,  sensibilizar e alertar para as boas práticas a adoptar nas politicas de promoção cultural (lembramos o Dia dos Moinhos, dos Museus abertos à noite; dos Monumentos e sítios, da Floresta, da Água, do Ambiente , (organizando palestras, caminhadas, convívios, visitas guiadas, tomadas de posição, denúncias públicas, etc.).

3 – PR – Várzea/Rio Paiva - Natureza
No Vale do Rio Paiva (classificado pela CE como SIC sítio de importância comunitária da Rede Natura 2000), no sitio de Várzea/Melo estamos apostados em iniciativa conjunta, com SOS Rio Paiva, Junta de Freguesia de Sobrado e Bairros e Câmara Municipal para implementar um circuito pedestre e divulgá-lo como alternativa Paiva/Natureza aos destinos hoje em voga e muito conhecidos e procurados - os passadiços em Arouca.

4 – ETAR’S – Estações de Tratamento de Águas residuais e descargas a céu aberto
Desejamos que a breve trecho deixe de haver tantas  situações de poluição e autêntica calamidade pública, que temos denunciado, com esgotos a céu aberto, para a via pública e a esmo pelos nossos montes e vales, quando estão construídas e inactivas 3 ETAR´S. Igualmente consideramos urgente encontrar soluções para os restantes locais não servidos por estas ETAR´S designadamente as descargas na Bafareira e junto ao cemitério de Sobrado.

5 – Património edificado ligado à família de Santo António
Trabalhar na sensibilização e denúncia de situações  no sentido de contribuir para inverter a degradação e abandono em que se encontram  valores patrimoniais e de memória ligados à família de Santo António, como a Casa da Boavista, das Pias do Mouros, Portal da Serrada, Casa da Torre de Vegide e Gondim.

6  - Amianto
Continuar a denuncia  e trabalhar para inverter a situação que lamentamos:
a)       de não haver uma lista oficial dos locais onde exista amianto ;
b)      De na Barragem de Crestuma - Lever ainda não haver um sistema funcional para a travessia de peixes migradores, como a lampreia e o sável.
7-  Paleontologia e Geologia
Esta área é um recurso que não devemos desprezar considerada a possibilidade do território do concelho vir no futuro próximo a integrar a área de intervenção do Geoparque/Arouca
a) – Continuamos a trabalhar na inventariação de locais de antigas minas de Exploração Mineral, que iniciamos em 2012 com a orientação d e Investigador e  Professor da FCUP; Alguns locais necessitam de sinalização e  informação, outros sítios necessitam de colocação de protecções às pessoas e animais.
b)  - Pretendemos dar mais divulgação aos fósseis do Couto Mineiro do Pejão onde se incluem os que nos foram doados por António Patrão e que estão já classificados por Mestre da FCUP, alguns assinalados de muitos raros; admitindo a perspectiva de receber e expor mais exemplares urge reorganizar espaços e proceder a pequenos melhoramentos nas instalações.
E - Comemorações

Para 2017 como já tínhamos proposto para 2013 defendemos uma maior envolvência e participação das pessoas, escolas e instituições num evento que comemore dignamente os 500 anos da entrega do Foral em Villar de Nojões a 6 de Maio de 1517. Este ano alguns passos devem ser dados nesse sentido.

F - Artesanato e Artes tradicionais
Continua disponível para cedência mediante acordo o nosso pavilhão, sito na Av. General Humberto Delgado.

G - Recolha numismática

Em discussão a forma de expor todo o espólio numismático  d’O Escudo”, depois de inventariado, de que foi primeiro impulsionador nosso sócio honorário Manuel Afonso da Silva (Afonso da Gráfica).
H - Tempos Livres e Formação Profissional

 Continuamos disponíveis para realização de acções de formação e tempos livres, como temos vindo a fazer dando prioridade a programas de parceria e intercâmbio com outras instituições.
I – Associados
Tem sido discutida a necessidade de um novo impulso de abordagem/contacto com os associados com vista à regularização das quotas e convite à participação mais activa nas iniciativas.
-A ADEP foi recentemente considerada pela administração fiscal como entidade elegível para receber, a partir do próximo ano de 2017 inclusive, donativos em sede de consignação de 0,5% do IRS, o que está regulamentado pela Lei 16/2001 (artigo 32 nº4 e 6). O valor calculado é retirado do imposto que deveria ficar para o Estado Assim  se deverão dar alguns passos que divulguem e promovam  junto dos associados, amigos e colaboradores a possibilidade de em 2017 proceder à consignação  para a ADEP de 0,5% do IRS, que dizendo respeito aos rendimentos de 2016,  terá de ser activada quando da entrega da declaração de IRS em 2017.


Aprovado em reunião de Direcção de 11.o1.2016. Vai ser presente à próxima Assembleia Geral a ter lugar a 19 de Março, onde será discutido e votado.


Sem comentários: