quarta-feira, 23 de março de 2016

Para comemorar os 500 anos da entrega do Foral, em Villar de Nojões; - o Município já tem programa?

obra de Mário Gonçalves Pereira que editamos no âmbito das comemorações da atribuição do Foral (2013) à venda na ADEP, no Posto de Turismo, no Hotel da Raiva, no Intermarché e Tabacaria Mil


Continuando o trabalho de divulgação que vínhamos fazendo, recortamos do Plano de Actividades para 2016
“Comemorações

Para 2017 como já tínhamos proposto para 2013 defendemos uma maior envolvência e participação das pessoas, escolas e instituições num evento que comemore dignamente os 500 anos da entrega do Foral em Villar de Nojões a 6 de Maio de 1517. Este ano alguns passos devem ser dados nesse sentido.”

Em 2015 a comemoração da entrega do foral em Nojões teve, uma vez mais, honras de caminhada, que nos levou pelo caminho dos mineiros até Pejão e Choupelo.

Recortamos do Relatório de actividades de 2015.
 “Caminhada do Foral  -  percorreu uma parte do caminho dos Mineiros que do Parque das Tílias, seguiu até ao Largo do Conde, desceu a Emídio Navarro, Travessa dos Mineiros ao Cemitério, seguiu pelo Fojo, antiga ponte do concelho,  Nojões (marco do Foral  onde assinalámos o 498.ºaniversário da entrega no Villar  do Foral de Paiva a 6 de Maio de 1517) largo da feira e centro histórico, Cruz da Carreira,  Sabariz, Carvalho Mau (Mamoa), Pejão Velho, Choupelo. O evento foi aberto ao público e também foi participado pelos Escuteiros – agrupamento 1258 – Fornos. O evento foi muito divulgado e participado tendo como guia Mário Gonçalves Pereira, que foi incansável na dissertação dos valores em presença, designadamente no que ao das Minas do Pejão dizia respeito;”

extractos dos documentos  aprovados na Assembleia Geral da ADEP no sábado passado.




Sem comentários: