terça-feira, 24 de maio de 2016

JOGOS TRADICIONAIS E MUSEU ABERTO: nas próximas quartas-feiras à tarde!





A Direcção da ADEP convidou no passado sábado os associados e público em geral a visitar o seu espaço - Museu Etnográfico Dr. Justino Strecht Ribeiro. O convite repete-se para todas as quartas-feiras de tarde.
Quer também com esta iniciativa promover a dinamização do Parque e encontrar voluntários para programas e tarefas de animação. 
A Direcção reitera estar disponível para receber propostas de colaboração e parceria, para animação, entretenimento, oficinas, recreio e acompanhamento de crianças e idosos, venham elas de pessoas individuais e/ou colectivas.
Voluntarie-se para esta iniciativa!


No passado sábado foi acrescentado ao conteúdo do Museu um quadro alusivo aos Jogos Tradicionais,  que aqui se dá nota, designadamente da parte que muito diz ao Parque das Tílias/Frutuária e à tradição do Jogo da Malha que dava direito aos vencedores (e a todos os participantes) a beber da caneca da "remessa", no tempo do sr. Pinto. 
Eis um exemplo de jogo que pode voltar!

A Malha  / Chinquilho

Trata-se de um jogo comum a nível nacional. Em alguns locais usa-se uma base em madeira, para protecção do solo quando este é construído, onde é colocado o pino, noutras zonas (como era uso no Parque das Tílias) apenas um terreno plano e pouco duro é suficiente. A distância de jogo varia entre os 12 e os 18 metros, escolhem-se os parceiros ou a selecção é à sorte, mas também se joga em equipa unitária. Os primeiros ficam com duas malhas circulares de ferro, na mão, e procuram lançar alternadamente, a fim de derrubar o pino, ou que uma das malhas fique o mais perto possível do pino. A equipa vencedora tinha direito - em Paiva, no Parque das Tílias -  à “remessa” caneca de vinho branco misturado com cerveja ou gasosa, por onde todos acabavam por beber.




Sem comentários: