quarta-feira, 19 de abril de 2017

Começa a contagem: 1.º dia ! Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

 ADEP. Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de Abril 2017









CASA TORRE DE VEGIDE

Hoje ainda podemos dizer: Um dia a Casa vai abaixo!...   E amanhã?
Não queremos que isso aconteça.
Para ir lembrando a quem de direito que o património existente (a par de outro,  únicos  no país do ponto de vista do seu historial), está carente de conservação e reconstituição, vamos lançar esta iniciativa: uma espécie de contagem  dos dias que restam para o seu desmoronamento completo.
O dia de hoje será o primeiro das nossas vidas desta iniciativa. 


Há ideias e vontades para que se inverta este percurso do deixa andar e de que tudo se resolverá com o tempo!
Não! Não queremos ir por aí. Temos obrigação de agir rapidamente. A CASA TORRE DE VEGIDE é já um património histórico medieval, tal como as Vilas, ali ao lado, de Gondim e de Sobrado, cujos registos escritos e muito do edificado, remontam aos anos entre 1000 e 1100, mas está vulnerável. Também a capela de Vegide, dentro da mesma propriedade, com traços de origem mourisca – (Qubba Islâmica?) faz parte desse património histórico, bem como as sepulturas na rocha, a que atribuíram o nome de Pias dos Mouros, estas, um pouco mais afastadas no monte de Corvite.
A Casa Torre de Vegide foi berço de ascendentes da mãe de Santo António. Está num estado avançado de ruína e um dia – se nada fizermos – vem abaixo!
Amanhã não poderão outros dizer que ninguém chamou à atenção para este” estado de coisas”. Há muita coisa que se pode fazer como preservação. Reúnam-se as pessoas responsáveis pela administração dos usufrutos e dos bens de raíz, façam acordos, parcerias com quem pode vir a contribuir com iniciativas na implementação de actividades que possam produzir rendimentos aplicáveis na conservação urgente dos espaços e edifícios. O telhado está prestes a desabar. Não deixem caír o alpendre. Reconstruam a torre. Valorizem os lagares. Façam do prédio um museu das artes do campo e afins. Por favor…

Um dia – se nada fizermos – a casa vem abaixo!  Começa a contagem: 1.º dia !

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMS) a 18 de Abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objectivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua protecção e valorização.




























Texto e fotos de Martinho Rocha e Mário Gonçalves Pereira

Diz - se na base de dados da DGPC. ” Segundo a tradição, a Casa de Vegide terá pertencido a D. Trocozendo Guedes, senhor de Paiva e bisavô materno de Santo António de Lisboa. A quinta foi aumentada ao longo das centúrias, passando por descendência para a família Pinto de Vegide. 
A capela terá sido edificada no início século XVII, apresentando um modelo de gosto maneirista, muito utilizado na edificação de oratórios em quintas a partir de meados do século XVI, que neste caso possui um carácter rural, pouco erudito. 
É um tempietto de planta rectangular coberto por uma cúpula de tijolo, sem qualquer elemento decorativo exterior. O portal principal apresenta uma moldura rectangular com empena encimada por três pináculos. Sobre a fachada, no eixo do portal, foi colocada um nicho, que originalmente devia albergar a imagem do orago da capela, actualmente desconhecido.
No interior, um espaço único coberto por cúpula, destacam-se os azulejos seiscentistas e o que resta da estrutura do retábulo, de talha barroca setecentista.
Catarina Oliveira
GIF/IPPAR/ 9 de Maio de 2005”, 

1 comentário:

ADEP disse...

Nas imediações deste local, com história milenar, avançam obras junto às Pias dos Mouros - monumento classificado como Valor concelhio. Parece ter sido posta de parte definitivamente a ideia, que vínhamos propondo de longa data, quer junto da DGPC, quer junto do Município, por forma a ser salvaguardado e protegido o conjunto de penedos, pias e fragmentos de cerâmica aí existentes