segunda-feira, 19 de março de 2018

Dia Nacional dos Moinhos na ADEP, Parque das Tílias!


Este ano, uma vez mais a ADEP vai abrir as suas portas ao evento Dia Nacional dos Moinhos!
Na quarta-feira, dia 4, de tarde especialmente destinado às Instituições.
No sábado - dia 7 para o público em geral.
Aceite o convite. A Casa dos Engenhos Dr. Justino Duarte Strecht Ribeiro terá entrada gratuita!

Nota de Imprensa

Dia Nacional dos Moinhos – MOINHOS ABERTOS 2018

Nos dias 7 e 8 de Abril, um fim-de-semana, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos que se assinala a 7 de Abril, terá lugar pelo décimo segundo ano consecutivo o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia.

Pretende-se chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral. Nos dias 7 e 8 de Abril estarão a funcionar e abertos ao público para visita gratuita largas dezenas de moinhos em funcionamento, de todos os tipos, um pouco por todo o país. Cada moinho terá um programa de actividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras ações de sensibilização.

Nesse sentido, no concelho de Castelo de Paiva, com a indispensável colaboração dos seus proprietários e o apoio de algumas associações locais, estarão abertos ao público os seguintes moinhos:
Atafona do Linho, Engenho de Moer azeitona, (moinhos de sangue) ambos da Casa do Engenhos, Parque das Tílias;
Moinho do Cabril, (de moer cereal movido a água, do Rio Sardoura),Vila Verde, São Martinho.

Registe-se o facto da adesão a esta iniciativa se encontrar em crescendo de ano para ano, tanto no número de moinhos aderentes, como do número de visitantes, sendo que nas últimas edições foram contabilizados mais de um milhar de visitantes nos moinhos da região de Aveiro.

Como forma de apoio a esta iniciativa e assim potenciar a adesão dos visitantes a este moinho do vosso concelho, solicita-se a colaboração dos serviços dessa autarquia na divulgação da mesma pelos canais próprios. O nosso agradecimento desde já por essa disponibilidade.

Para mais informações sobre esta iniciativa na região de Aveiro contactar através do telefone 960045054 ou do correio electrónico moinhosdeportugal@gmail.com.

Programa detalhado a nível nacional brevemente disponível em www.moinhosdeportugal.org.


Armando Carvalho Ferreira

Rede Portuguesa de Moinhos

Sem comentários: