sábado, 23 de março de 2019

E São Domingos ficou mais verde!





Várias centenas de jovens crianças e adultos rumaram hoje a S. Domingos para com pás, picaretas e enxadas, cumprir a promessa de plantar árvores como estava previsto.
Uma iniciativa de voluntários em que estiveram envolvidas várias associações do concelho e também dos concelhos vizinhos.
Uma nova imagem e a certeza de que se pode alterar este paradigma de florestação com monocultura de eucalipto, desordenada e que invade e arrasa tudo sem respeito sequer pelo património arqueológico existente.
Outras iniciativas podem e devem ter lugar.
Agora compete à Câmara Municipal e Junta de freguesia associar os meios de protecção que façam as regas e a manutenção necessárias. Talvez a diferênça entre salvar ou não os milhares de árvores plantadas hoje esteja no fazer-se ou não de imediato uma rega. Rega que segurente é menos trabalhosa e envolve menos meios que os estiveram na plantação.
É bom recordar que parte das árvores - carvalhos autóctones - nasceram de iniciativas com jovens e crianças nos viveiros do Parque das Tilias / ADEP e a iniciativa de hoje se iniciou com pedido de audiência à Junta das freguesias do Couto Mineiro pela ADEP / Movimento Cidadãos do Mundo a que depois se juntaram muitas outras: Jovens Sol Nascente, Natureza Viva, Casa do Povo da Raiva, ACUP, e outros como ANEFA, Associação de Pais, Montepio, e tivemos, é bom realçar a grata participação de três escolas de fora do concelho (Espinho, Matosinhos e Rio Tinto).
O nosso muito obrigado a todas as instituições aderentes e a todas as pessoas em particular que se dignaram participar e mostrar que se não mudamos o Mundo, podemos fazer algo por ele e desde logo pelo ar que respiramos!

Sem comentários: