sábado, 19 de outubro de 2019

Amanhã, vamos na Senda de Almansor, a caminho de Santiago!

O Caminho de Santiago já foi, pela ADEP, sinalizado em Paiva; da mesma forma, com sentido inverso, foi sinalizado o caminho de Fátima. Este percurso trás durante os últimos cem anos muitos e muitos peregrinos que dos concelhos da margem norte do Douro (Marco de Canaveses, Baião, Amarante, etc.),  atravessam a ponte Hintze Ribeiro percorrem o nosso concelho em direcção à ponte do rio Arda seguem em direcção ao sul: Fajões, Cesar e Oliveira de Azemeis. Amanhã vamos, com a caminhada "Na senda de Almansor, a caminho de Santiago", dar mais visibilidade ao  sentido que corresponde aquele que será o percurso adoptado por Almansor na sua incursão, vindo de Córdoba, aos territórios cristãos de então a Norte, onde se distinguiam grandes capitais como Braga e Santiago (ambas foram vandalizadas e saqueadas por ele). Os caminhantes encontraram desde remotas eras nos nossos caminhos o percurso mais curto e promissor para percorrer montes e vales e atravessar rios, designadamente o Douro.



Para amanhã está tudo preparado e é de realçar a colaboração e apoio disponibilizado pelas diversas Câmaras e Juntas de freguesia da região e bem assim diversas casas comerciais, como temos noticiado.
Este é o nosso contributo para a causa dos caminhos. A região só tem a ganhar com a dinamização da economia local que pode gerar um fluxo de peregrinos e caminheiros, que se encantem com o nosso valioso património, paisagístico, ambiental, monumental e humano ! Compete agora a todas as instituições e pessoas singulares, juntar saberes e vontades.
Amanhã, com impermeável - embora não esteja prevista chuva -  calçado adequado, boa disposição, lá nos encontraremos para partir de Almansor às 9,00 horas. Bon Camino!









Martinho Rocha
ADEP - ONGA do Ambiente e de Defesa do Património

Sem comentários: