sábado, 12 de junho de 2021

Fósseis do Pejão visitáveis e outros valores a caminho!
















No passado dia 31 de maio a ADEP recebeu nas suas instalações o Governador Rotário do Distrito 1970, senhor Sérgio Almeida, que visitou a exposição Permanente dos Fósseis "da floresta tropical do Pejão com mais de 300 milhões de anos", oportunidade ainda para festejar o aniversário do Rotary de Castelo de Paiva e descerrar, na Galeria dos Notáveis, em sintonia e a pedido da direção da ADEP duas imagens de personalidades que os paivenses veneram pelas suas qualidades de homens empreendedores: Pinho Leal e Barão de Castelo de Paiva.

Depois de várias diligências os fósseis do Couto Mineiro do Pejão, de uma vida de recolhas de António Patrão, encontraram um local permanente de exposição. Estão no Parque das Tílias, na ADEP, em vitrines que o Rotary Foundation patrocinou, e podem ser vistos a pedido dos interessados.

Martinho Rocha presidente da ADEP além de agradecer esta parceria pediu ao senhor Governador que tome esta iniciativa como exemplo de outras que igualmente pretende dinamizar, no caso os aspetos arqueológicos do concelho e região, que além dos monumentos in sitio agrega um valioso espólio, que há anos aguarda nos seus armazéns os necessários apoios para a sua divulgação.

O Governador felicitou o resultado conseguido, de apoio do Rotary à ADEP, e concordou que se trata de um trabalho importante, que deve ser continuado,  divulgado e enaltecido, pois estas duas instituições acabam por dar visibilidade a um aspeto muito interessante para o conhecimento da geologia e paleontologia do nosso território, que nos mostra os primeiros seres vivos, com 300 a 450 milhões de anos e a que as instituições públicas nunca deram resposta.

Está a ADEP ainda a organizar e a improvisar um pequeno catálogo, sendo que numa primeira seleção foi encontrada uma nova espécie que está já a ser estudada pela Universidade do Porto e a despertar grande expetativa pela comunidade de investigadores da área.














Martinho Rocha

Sem comentários: