sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Agora o PG -1 vai ser recuperado!
𝐀𝐛𝐞𝐫𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐝𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐏𝐮́𝐛𝐥𝐢𝐜𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚 𝐄𝐦𝐩𝐫𝐞𝐢𝐭𝐚𝐝𝐚 𝐝𝐞 𝐃𝐞𝐬𝐜𝐨𝐧𝐭𝐚𝐦𝐢𝐧𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐞 𝐑𝐞𝐜𝐮𝐩𝐞𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨 𝐏𝐨𝐜̧𝐨 𝐝𝐞 𝐆𝐞𝐫𝐦𝐮𝐧𝐝𝐞 𝐞 𝐞𝐬𝐜𝐨𝐦𝐛𝐫𝐞𝐢𝐫𝐚𝐬 𝐚𝐝𝐣𝐚𝐜𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬
Concurso Público publicado no Diário da República no dia 26/11/2024 - Anúncio de procedimento n.º 25475/2024 no âmbito do contrato de concessão que a Empresa Pública, EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro SA, tem com o Estado Português, foi publicado o concurso público para a empreitada de descontaminação e recuperação do PG1 de Germunde e Escombreiras adjacentes.
𝐄𝐬𝐭𝐞 𝐢𝐦𝐩𝐨𝐫𝐭𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐢𝐧𝐯𝐞𝐬𝐭𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐩𝐨𝐝𝐞𝐫𝐚́ 𝐚𝐭𝐢𝐧𝐠𝐢𝐫 𝐨𝐬 𝟑 𝐦𝐢𝐥𝐡𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐞𝐮𝐫𝐨𝐬, 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐈𝐯𝐚, 𝐬𝐞𝐧𝐝𝐨 𝐚𝐩𝐨𝐢𝐚𝐝𝐨 𝐟𝐢𝐧𝐚𝐧𝐜𝐞𝐢𝐫𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐞𝐦 𝟖𝟓%, 𝐧𝐨 𝐏𝐓 𝟐𝟎𝟑𝟎.
A empreitada terá como objetivo a descontaminação e recuperação do Poço de Gemunde I e escombreiras adjacentes, permitirá atingir as metas de remediação ambiental pretendidas e necessárias, com a materialização de uma solução técnica que promove uma eficiente estabilização, recuperação e valorização do património histórico mineiro e o melhoramento das condições ambientais naquele local.
Com esta iniciativa 𝐭𝐞𝐫𝐞𝐦𝐨𝐬 𝐚 𝐫𝐞𝐜𝐮𝐩𝐞𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐮𝐦 𝐝𝐨𝐬 𝐞𝐝𝐢𝐟𝐢́𝐜𝐢𝐨𝐬 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐞𝐦𝐛𝐥𝐞𝐦𝐚́𝐭𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐚𝐧𝐭𝐢𝐠𝐨 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐥𝐞𝐱𝐨 𝐦𝐢𝐧𝐞𝐢𝐫𝐨 𝐝𝐨 𝐏𝐞𝐣𝐚̃𝐨 - o PG1 de Germunde, que depois de concluída a sua reabilitação, ficará à disposição da visitação da comunidade e dos turistas.
𝐄𝐬𝐭𝐞 𝐢𝐦𝐩𝐨𝐫𝐭𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐢𝐧𝐯𝐞𝐬𝐭𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐫𝐞𝐬𝐮𝐥𝐭𝐚, 𝐭𝐚𝐦𝐛𝐞́𝐦, 𝐝𝐨 𝐠𝐫𝐚𝐧𝐝𝐞 𝐞𝐦𝐩𝐞𝐧𝐡𝐨, 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐫𝐞𝐬𝐬𝐞 𝐞 𝐜𝐨𝐥𝐚𝐛𝐨𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨 𝐄𝐱𝐞𝐜𝐮𝐭𝐢𝐯𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥, 𝐚𝐨 𝐝𝐞𝐜𝐥𝐚𝐫𝐚𝐫 𝐨 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐫𝐞𝐬𝐬𝐞 𝐏𝐮́𝐛𝐥𝐢𝐜𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥 𝐝𝐞𝐬𝐭𝐚 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐫𝐯𝐞𝐧𝐜̧𝐚̃𝐨.
Consulte a publicação em:
https://files.diariodarepublica.pt/.../11/229/418396984.pdf
Como é referido na publicação, nesta iniciativa 𝐭𝐞𝐫𝐞𝐦𝐨𝐬 𝐚 𝐫𝐞𝐜𝐮𝐩𝐞𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐮𝐦 𝐝𝐨𝐬 𝐞𝐝𝐢𝐟𝐢́𝐜𝐢𝐨𝐬 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐞𝐦𝐛𝐥𝐞𝐦𝐚́𝐭𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐚𝐧𝐭𝐢𝐠𝐨 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐥𝐞𝐱𝐨 𝐦𝐢𝐧𝐞𝐢𝐫𝐨 𝐝𝐨 𝐏𝐞𝐣𝐚̃𝐨 - o PG1 de Germunde, que depois de concluída a sua reabilitação, ficará à disposição da visitação da comunidade e dos turistas. Pela nossa parte não podemos deixar de enaltecer esta iniciativa e de, neste momento, voltar a realçar a necessidade de uma estratégia que considere o universo da temática mineira e o conjunto dos atores que tem vindo a trabalhar e que integram já as valências e ações: Roteiro Mineiro, o espaço e a exposição dos fósseis, o cavalete do Fojo, a Banda dos MIneiros, o Grupo Coral dos Mineiros, o doce briquete, o PR-2 CPV (Caminhos do Pejão Velho), a "Lagoa" do Fojo, a publicação Memórias das Minas do Pejão, a locomotiva, a ponte velha de Pedorido e o centro interpretativo das Concas. (A foto integra o anúncio feito pelo Município)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário