segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Aconteceu! Na senda de Almansor a caminho de Santiago!

Mais de 20 Kilómetros foi a distância percorrida na caminhadapelos  muitos participantes, uns candidatos a caminheiros, outros já veteranos. "Na senda de Almansor, a caminho de Santiago", visou dar  visibilidade ao percurso que terá adoptado Almansor na sua incursão, vindo de Córdoba, aos territórios cristãos de então a Norte, onde se distinguiam grandes capitais como Braga e Santiago (ambas foram vandalizadas e saqueadas por ele). Os caminhantes encontraram desde remotas eras nos nossos caminhos o percurso mais curto e promissor para percorrer montes e vales e atravessar rios, designadamente o Douro.

Na Senda de Almansor, a caminho de Santiago, aconteceu no domingo 20 de Outubro de 2019.

O percurso iniciou-se no lugar de Almansor, Paraíso, seguindo depois para o Pejão, Carvalho Mau, Sabariz, Cruz da Carreira, Nojões, Ponte do Concelho, Travessa do Mineiro, Rua Emidio Navarro, Vila, Parque das Tílias, Castelo, Escamarão, (barco), Bitetos, e foi terminar no Mosteiro de Alpendorada, Marco de Canaveses com uma visita aos claustros terminando com uma receção e atuação da Universidade Sénior de Marco de Canaveses e almoço no restaurante Porta da Vila.



Igreja de S. João Batista de Alpendorada

Universidade Sénior do Marco de Canaveses, fez uma receção aos caminheiros que nos deixou sensibilizados



o repouso, no cais de Escamarão, num dos abastecimentos a que responderam todas as juntas de freguesias do percurso (União Pedorido, Paraíso e Raiva; Sardoura, Real, união de Sobrado e Bairros, Fornos e Souselo e Escamarão.
o apoio do Paulino, obrigado!

vencida a primeira subida, já perto da Cabine!
                                                               Boa disposição!

O São Domingos lá  longe!

Um agradecimento aos patrocinadores: Saniluz, Gigafácil, Mauser!

azeitona o fruto que mais se viu...

Primeira ponte do Concelho (rio Sardoura)

A Ilha dos Amores!

A travessia do Douro, patrocinado a custo zero pelo proprietário e marinheiro Filipe da "Bitetos Douro". Outros transportes foram assegurados pela Câmara do Marco de Canaveses, C. Social de Sardoura e C. A.T. Crescer a Cores.



apresentação da capela da Nossa Senhora da Silva, uma das importantes referências de ligação vicinal das duas margens, na lenda da Santa Mafalda.
Um agradecimento aos nossos Guias: José Antunes e Carlos Bessa, presentes na foto

no Mosteiro o interesse era muito e mútuo, de quem ouvia e de quem falava, apesar da hora tardia para almoçar...

O Mosteiro (para alguns, Convento) de Alpendorada

Os cristais e os lustres não impediram a ruína a que está votado este monumento...




O evento "Na Senda de Almansor, a caminho de Santiago", https://www.facebook.com/events/365162150812162/  integrou a   iniciativa «Dias Europeus dos Caminhos» -  no âmbito do programa europeu Dias do Património, em que foram divulgadas conjuntamente todas as atividades realizadas nos Caminhos de Santiago nos dias 19 e 20 de outubro. A ADEP correspondeu assim ao apelo da Federação Europeia dos Caminhos de Santiago por convite que lhe foi dirigido pela Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.


O evento foi assim uma forma de sensibilizar para a mais valia que é para os nossos concelhos que podem, num futuro próximo receber, vindos do sul (dezenas ou centenas) peregrinos que "se encantem com os nossos valores patrimoniais, paisagísticos e outros...a caminho de Santiago, passando por Braga; à semelhança do que já acontece no sentido inverso, a caminho de Fátima.



A inscrição foi gratuita e para que isso fosse possível a ADEP conseguiu reunir um conjunto muito alargado apoios de Instituições e pessoas. Bem haja e muito obrigado a todos!

Realizada que foi a primeira etapa há que angariar meios e adesões para acrescentar na próxima primavera outra etapa, que pode ser a que lhe antecede vinda de Oliveira de Azeméis/Cesar! 

Sem comentários: