sábado, 19 de março de 2011

IV - Em homenagem às nossas árvores ...e artesãos do seu lenho !



A foto documento apenas um dos tipos de cestaria fina que há poucos anos ainda eram confeccionados em Boure, Sardoura, pelo sr. Francisco e irmãos, pelos nossos mestres cesteiros. Desde a nossa juventude que retivemos na memória a beleza do desenho e da cor e a criatividade postas na feitura e decoração de peças como, açafates, cestos e "condessas".Um adereço muito presente nos cortejos de oferendas dos anos 50/60.
O vime, árvore existente na região, é a matéria prima por excelência ainda que outros materiais pudesssem também ser usados pelos nossos artesãos que os sabiam encontrar na natureza desde longa data.
O vime sendo um material leve e resistente foi usado na construção dos primeiros aviões e balões e na Madeira é o suporte de importante indústria artesanal de mobiliário.
Por cá ainda é possível ver peças destas no espaço Primeiras Artes na ADEP. Também similares e destinados a tarefas agrícolas, foram expressamente construidos por José Coelho, um "naço" e uma sebe ou caniça, igualmente em vime, o primeiro para servir de galinheiro e a segunda para ser usada no carro de bois, como forma de melhor acondicionar a carga.





escreveu Martinho Rocha

Sem comentários: