domingo, 21 de abril de 2013

A Geologia e uma das lendas do Paiva "O Poço Negro" !





Nos próximos dias vamos ter a oportunidade de conhecer melhor alguns aspectos do Paiva. Vamos ter entre nós geólogos e paleontólogos que querem ver e estudar testemunhos de antigas explorações minerais e aspectos da nossa geologia, designadamente acidentes orográficos e fósseis do couto mineiro do Pejão.
Alguns mitos e lendas contados e recontados pelos nossos avós refletem muito do imaginário associado a aspectos curiosos e vestígios deixados pela vivência de povos antigos que por aqui habitaram.
O Paiva não é exceção e por isso hoje vamos deixar uma das versões da lenda do  Poço Negro:

"Reza a lenda, que no fundo do maior poço do rio Paiva, o Poço Negro, existe uma grade e dois bezerros em ouro.
Outrora existiu um habitante local, que conseguiu retirar das águas o tesouro e, com grande esforço, levou-o para cima do monte. Parou para descansar e adormeceu. Quando acordou o tesouro tinha desaparecido, levado por uma Moura encantada, guardiã do tesouro, que o levou de novo para as profundezas do rio.
Ainda hoje, muita gente acredita que o tesouro permanece no mesmo sítio e que é visível em dias de muita luz, mas ninguém arrisca recuperá-lo com medo de ficar cativo da Moura encantada, que alguns juram ter visto sobre o penedo do Poço Negro ou ouvido os seus lamentos.
Dizem também os mais antigos que existem ligados a esse poço, dois túneis. Num deles existe uma grande quantidade de gás letal que matará quem ousar lá entrar. No outro, há uma imensa riqueza lá depositada pelos Mouros que outrora viveram nesta região.
Muita gente, segundo dizem, desejava apoderar-se de tal riqueza, mas com medo de entrar no túnel errado e lá ficar para sempre, não ousam arriscar as suas vidas.
Assim o tesouro permanece ainda no mesmo lugar onde os Mouros o esconderam."








escreveu, Martinho Rocha
21-04-2013

Sem comentários: