sexta-feira, 26 de junho de 2015

OTL - Jovens: haverá interessados ?

Os Projetos na modalidade de LONGA DURAÇÃO, devem ser apresentados por jovens em parceria com uma entidade. Assim, o jovem poderá apresentar, desenvolver e executar o seu próprio projeto, ganhando experiência de trabalho, capacidades profissionais, competências profissionais, pessoais e relacionais, além de fomentar o seu espírito empreendedor e desenvolver um projeto experimental em área profissional do seu interesse. Estes projetos têm umaduração entre 264 e 396 horas.
No Programa OTL podes participar numa das seguintes áreas:
a) Empreendedorismo;
b) Investigação;
c) Associativismo;
d) Sociocultural;
e) Criativa;
f) Desenvolvimento agrícola;
g) Outra de reconhecido interesse.

Para 2015 serão consideradas como prioritárias as seguintes áreas:
·       Combate à exclusão Social Desporto
·       Associativismo
·       Desporto e Voluntariado para as duas modalidades Curta Duração

Como Promotor, na modalidade de LONGA DURAÇÃO podem candidatar-se Jovens Dinamizadores, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, que não esteja a receber qualquer prestação de proteção no desemprego, que tenha intenção de criar um projeto, desenvolvê-lo em parceria com uma das entidades seguintes:
Associações inscritas no RNAJ - Registo Nacional do Associativismo Jovem; Clubes Desportivos, Associações de Modalidade e Federações Desportivas, ONG -Organizações Não-governamentais; IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias e Mutualidades; Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, Outras entidades privadas com ou sem fins lucrativos.

As candidaturas podem ser feitas em formulário próprio através do Portal da Juventude ou nas Direções Regionais do IPDJ, I.P..

Relativamente aos Prazos de candidatura, informa-se que:

PROJETOS DE LONGA DURAÇÃO

  • PERÍODO DE REALIZAÇÃO PARA PROJETOS  - de 01 de maio a 30 de novembro de 2015.
  • Apresentação dos projetos pelos jovens dinamizadores/entidades  promotoras de 01 de maio a 30 de setembro de 2015, devendo os projetos ser apresentados 30 dias úteis antes do respetivo início, e não transitar para o ano de 2015.

Para apresentação de candidaturas será necessário preencher o formulário de candidatura e enviar o mesmo, com os respetivos anexos, à Direção Regional do Centro do IPDJ, IP, através do (aveiro@ipdj.pt) com todos os documentos, nomeadamente a declaração de parceria da entidade promotora parceira, conforme.
O IPDJ.I.P garante aos jovens monitores e aos jovens dinamizadores dos projetos uma bolsa horária no montante a definir anualmente, um seguro de acidentes pessoais e um certificado de participação, a emitir pela Direção Regional do IPDJ.
No ano de 2015 os valores das Bolsas serão os seguintes:
ü      Jovens dinamizadores: 2,00 €/hora

Sem comentários: