domingo, 12 de julho de 2015

Chafariz da Boavista - monumento classificado.


A foto é de um postal ilustrado lançado pela UTEP, com o apoio da CM, nos finais dos anos setenta. Trata-se de um monumento já classificado, desde 1977, pelo Decreto n.º 129/77 de 29 de Setembro, também identificado como "Fonte dos Jardins da Quinta da Boavista".
Dele se sabe que integrou o Mosteiro Pombeiro de Felgueiras e que foi adquirido pelo Conde de Castelo de Paiva quando de hasta pública por extinção das ordens religiosas, tendo sido transportado desde aí por carros de bois e reconstruído por empreiteiro e pedreiros da terra. Hoje o seu estado é de abandono. Não tem água, está mais inclinado, se bem que na foto já é visível esse estado. Na altura da foto havia água e o buxo ainda era motivo de cuidados pelos seus cuidadores e proprietário...
Hoje integra a recente classificação, mais abrangente, da Casa e Quinta da Boavista, como IIP (Imóvel de Interesse Público pela Portaria 740-FP/2012,DR, 2.ª série, n.º 252 (suplemento), de 31 de Dezembro de 2012. (GPS 41.04422394° N 8.27109515° O)

Recordamos que este Chafariz como de resto a generalidade do património do Conde de Castelo de Paiva foi legado ao Município de Castelo de Paiva, com reserva de usufruto até à segunda geração. Em Oeiras também o solar foi legado ao Município de Oeiras, Na verdade enquanto em Paiva não houve entendimento entre o Município e os usufrutuários e está tudo no estado que se conhece a Câmara de Oeiras entendeu-se com os usufrutuários e arranjou um privado "Hotel Vila Galé" que fez as obras e assumiu as obrigações.














escreveu, Martinho Rocha



Sem comentários: