sábado, 8 de agosto de 2015

A Ilha dos amores - alguns contributos !



                                            postal ilustrado dos anos 90 ADEP e CM


Sobre este verdadeiro monumento, que muito contribui para divulgar a nossa terra deixamos hoje alguns contributos, para a sua divulgação e preservação: contributos anónimos por sinal, de paivenses e não só, e são vários: na fotografia, na arqueologia, na poesia. 

                                                Poema oferecido por autor anónimo


Sobre este verdadeiro monumento, que muito contribui para divulgar a nossa terra deixamos hoje alguns contributos, para a sua divulgação e preservação: contributos anónimos por sinal, de paivenses e nao só, e são vários: na fotografia, na arqueologia, na poesia. 
Do poeta deixamos um pequeno texto: “ Ilha dos Amores” de forma simples e poética tentei enaltecer e perpetuar a lenda histórica da ilha, pela qual o povo designa de “ Ilha dos Amores “. Não é mais de que um retrato idílico de toda a beleza do local, referenciando o Castelo lugar e o castelo atalaia (posto de vigia) já desaparecida, focando o Douro Paiva rios e "Douro Paiva" barco rabelo. Menciono o alvo manto, que são os nevoeiros constantes que pela manhã cobrem o leito dos dois rios e que dão um espectáculo lindíssimo para quem vê dos sítios mais altos.
Ao mesmo tempo dei ênfase e poder mítico ao encontro duas bacias, mas fica ao critério de cada leitor tirar as suas ilações e interpretações.
Todos os meus conhecimentos e ensinamentos provêm do povo, seguindo esse raciocínio a poesia que fiz não me pertence, nestes termos, encarnando o espírito da Alma, devolvo através da ADEP ao povo o que é do povo.(...)
Nesse sentido os entrego.
  
ADN  º_º

A todos o nosso sincero agradecimento!

parceria Escola de Arqueologia Freixo, CM, ADEP

q.do das escavações arqueológicas

Sem comentários: