domingo, 8 de maio de 2016

Lixo nas primeiras minas do Pejão



Monte das Cavadinhas - 1.ªas Minas do Pejão



lixos em Paraduça, 1.ªas Minas do Pejão


cristas de quartezitos no S. Gens

Mina dos Cubos -Sobrado e Bairros


É necessária outra atitude. As pessoas individualmente não podem continuar a depositar lixo onde melhor lhe convêm. Por sua vez as autarquias deverão criar locais facilmente acessíveis para a recolha de lixos que deve ser reciclado (material eléctrico e electrónico, mobiliário, calçado,etc.), para bem do nosso ambiente, da nossa economia, mas essencialmente para não termos de assistir a este cenário de desrespeito para com a nossa história e nossos antepassados mineiros. O depósito de lixo com que deparamos na recente passagem pelas primeiras minas do Pejão, no Monte das Cavadinhas, no Pejão (Mina de Paraduça) é um flagrante e triste exemplo do nosso comportamento civilizacional. 
Os locais das antigas minas deveriam merecer outra atenção, por forma a serem conhecidas e protegidos os seus vestígios e também para segurança das pessoas e animais. 
Na região, no alinhamento da antiga zona de mineração do Paiva a Santo Adrião e ao Douro, por exemplo, existem diversos locais a merecer identificação/sinalização e protecção, pelo perigo que representam para as pessoas - hoje que tantas iniciativas, desportivas e de recreio se desenvolvem por terrenos pouco conhecidos.... Há locais de extraordinária importância com vestígios de minérios explorados, noutros marcas de actividade de seres vivos ancestrais como os icnofósseis (cruzianas), das trilobites e outros artrópodes que habitavam os mares de então. Também os locais onde foram ao longo do tempo depositados lixos industriais, das empresas, dos hospitais, da exploração mineral, alguns deles tóxicos e que é possível identificar na região, deveriam merecer tratamento - outra atitude das entidades públicas com responsabilidades nessa área...













escreveu, Martinho Rocha

Sem comentários: