quinta-feira, 14 de março de 2019

Mais fósseis com milhões de anos vão ser expostos pela ADEP




Várias centenas de fósseis, todos recolhidos na zona do Couto Mineiro do Pejão, por António Patrão, foram estes dias entregues ao cuidado da ADEP.
Como já tinha acontecido em 2010, António Patrão doa desta vez todo o espólio arrecadado em mais de 40 anos de actividade de coletor, voluntário e autodidata no estudo do períodos geológicos que segmentam a jazida do carvão em Castelo de Paiva.
Do conjunto divisam-se belos exemplares vegetais, onde se incluem troncos fossilizados, mas também animais como centopeias, trilobites e outros.
Daremos nota futuramente do objetivo da ADEP, ao receber esta doação, que há anos vem defendendo que também esta área, da nossa história natural, deveria merecer outro empenhamento do Município.
O Parque das Tílias/ADEP vai reunindo coleções que o estão a transformar num imenso Museu temático. Depois da instalação do barco rabelo "Douro+Paiva", da construção da Casa dos Engenhos e reconstrução das atafonas do linho e da azeitona, do espaço etnográfico Primeiras Artes, com as oficinas e utensilios dos nossos artífices, juntam-se agora os fósseis, além de que aí existe todo importante espólio arqueológico, a biblioteca com a colecção jornais concelhios e ainda o arquivo fotográfico recolhido.

E porque a criação e manutenção destas valências, de interesse público, tem custos, é legítimo, pensamos, pedir a todos os que possam contribuir com, o seu tempo, trabalho e/ou meios, que no caso da consignação de 0,5% do IRS não tem sequer custos! 


Sem comentários: