terça-feira, 28 de maio de 2024

Mineiros vão à Escola!

Bom dia ! hoje viemos á escola EB do Couto Mineiro do Pejão

segunda-feira, 27 de maio de 2024

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Tempos de grandeza vs decadência !

Um foto dos nossos dias de um local, não muito comum, pela dimensão do espaço e do mobiliário. Comum sim na atividade de fazer vinho, e de imemorial data! Haveria meia dúzia de instalações do género, no concelho, coisa que hoje não se vislumbra; Os trabalhos subsequentes à vindima não dispensavam os mestres, capatazes e rendeiros e seus descendentes à azáfama e canseiras inerentes. Seguiam-se as tarefas de sobar, medir de bica aberta (se fosse branco), deixar ferver, mexer, medir...; algum seguia de imediato em carro de bois para o barco rabelo e/ou para a adega do patrão, transbordo que exigia perícia e alguma força; o mesmo se diga dos trabalhos prévios das limpezas e restauros das pipas e tonéis. O vinho aí produzido era genuíno, fazia-se apenas de uvas, de castas antigas de tinto, mourisco, verdelho, e outras vindimadas por todos num ato de alegre celebração, fossem velhas cepas em parreira ou subindo em enormes escadas aos esguios enforcados. Bebia-se muito - como se vivia - na aldeia, na cidade, em casa, nas tabernas, nas festas, no trabalho! Hoje não sabemos cuidar deste legado...

sábado, 18 de maio de 2024

A Festa dos Tremoços / Espírito Santo de Vila Verde

Hoje e amanhã decorrem os festejos ao Espírito Santo de Vila Verde. Comemoração popular nos dois dias, no Largo criado para o efeito pelos zeladores e tendo o seu momento alto, na Capela (do Terreiro), com foguetes à chegada de procissão vinda, amanhã domingo, da missa na Igreja de São Martinho. Ao lugar, antiquíssimo, terra farta e bem trabalhada pelos caseiros, regada com as águas do Sardoura, hoje e amanhã vai-se a pé, pelos caminhos antigos que aí se dirijem, vindos e idos de Nojões, atravessando o Rio Sardoura, antigamente em carros de bois que carregavam e descarregavam bens e passageiros no Castelo, Boure, Gramão ou Linhares, e os entreguavam nos antigos rabelos. Há poucos anos foi descoberta, pela ADEP, no Terreiro, uma ara com inscrições romanas (altar de invocação a divindade anterior ao Cristianismo). A festa do Espírito Santo é única festa onde ainda se pratica a partilha de comida e vinho e se promove o convívio com os conterrãneos e visitantes, que desde remotos tempos é lembrada pela distribuição gratuita dos tremoços!
< Martinho Rocha

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Boavista, assaltada de novo!

O Solar da Casa da Boavista volta a ser assaltado. Esta tarde a GNR foi chamasda ao local para verificar o sucedido e instruir mais um auto. Refira-se que esta é apenas mais uma ocorrência depois de outras que se sucederam ao assalto, mais mediático, em que está acusada a usufrutuária Brites Almeida e cujo julgamento se espera aconteça nos próximos dias, segundo apuramos. Continua a haver videos nas redes sociais a suscitar experiências de visita a locais abandonados ao que se seguem registos de danos diversos provocados nas portas e janelas e destruição generalizada; desta vez terão sido levados bens de valor decorativo, a confirmar-se a ausência de três quadros pintados. Perante este interesse pelos amigos do alheio e nossa sucessiva perda de bens pela sequência de assaltos que se vem verificando, não encontraremos local onde possam ser guardados os bens da Boavista ? (já que a ideia de os guardar lá parece não ser eficaz...)

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Regularização da sinalética no PR 2-CPV

Teve a ADEP de concorrer com mais trabalho e despesas com reposição de sinalética na parte final do percurso PR 2 - CPV Caminhos do Pejão Velho. O abate de arvoredo e as limpezas e florestação maltratarem diversos pilaretes e placas de sinalética que foram agora repostos.Lamentamos que algumas placas informativas tenham mesmo desaparecido.Os trabalhos vão continuar para confirmar todo o restante pervurso.

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Domingo, no Parque das Tílias

Voltamos a ter velharias e outros em segunda vida!

quinta-feira, 2 de maio de 2024

As Cruzes, são amanhã dia 3 de maio!

PROCISSÃO DAS CRUZES No próximo dia 3 de Maio, já esta sexta-feira (amanhã), realizar-se-á a tradicional procissão conhecida por “As Cruzes” Esta Procissão em que se incorporam as cruzes das freguesias do concelho e grande número de pessoas, durante a qual é cantada a ladaínha de Todos os santos, sai da capela S. Caetano, em Serradelo, freguesia da Raiva, e recolhe à capela da Senhora das Amoras, em Oliveira do Arda, na mesma freguesia. Sobre esta procissão escreveu o DR. Simões Júnior ” O Provisor Dr. Manuel de Payva Castro capitulou em 1757 o seguinte: “Os paroquianos desta freguesia (Raiva) são negligentes e remissos em cumprirem o voto antigo da romaria da Senhora das Amoras, achando-se às vezes o revº. pároco com poucos ou nenhumas pessoas que acompanham a Cruz. Ordeno que este as possa condenara cada uma em dois tostôes, não indo de cada casa uma pessoa à dita romaria, os quais aplicará para a fábrica da igreja”. Fotos retiradas do Facebook, registos de anos anteriores, de vários autores in COUTO MINEIRO DO PEJÃO- C. de PAIVA João Teixeira