sexta-feira, 27 de setembro de 2024
domingo, 22 de setembro de 2024
As origens de Santo António são tema de trabalho!
Há algum tempo que vinhamos defendendo um encontro de entidades a fim de refletir sobre este assunto para traçar diretrizes e caminhar em conjunto, encontro que veio a acontecer no passado dia 17, na Câmara Municipal de Castelo de Paiva, tendo-se encontrado para o efeito representantes do Município, da Rota Românico e da ADEP.
A temática de Santo António - que para a ADEP deveria merecer do Município a declaração de interesse municipal - com suas origens, história, lendas, estudos e publicações mais recentes foi pelos presentes avaliada como recurso histórico-cultural e pedagógico capaz de acrescentar valor ao conhecimento e à dinâmica turístico-económica de Castelo de Paiva e região. Do compromisso assumido, para o trabalho a desenvolver, foram apontadas como prioritárias acções de reconhecimento e divulgação da já criada Rota das Origens de Santo António, que passa também por reformular o percurso para um desenho circular e proceder à implantação de nova sinalética, que obdeça ao regulamento "PR". O recurso a financiamento público, foi ainda sugerido pela Rota do Românico como forma mais célere de facilitar intervenções mais urgentes, em algum do edificado, sua valorização e qualificação e para a promoção de algumas publicações temáticas na linha e modelo do que a RR tem promovido, para outros temas, com autores e ilustradores da região.
https://santoantonioolivais.pt/calendario-antoniano-janeiro-2024/
Martinho Rocha
Etiquetas:
percursos,
Rota das origens de Santo António,
Rota do Românico
segunda-feira, 16 de setembro de 2024
Inscrições para a Feira do século
Convidam-se todos os interessados em participar no evento 25.ª edição da feira do século XIX, sejam vendedores, artesãos, artistas, figurantes, fotografos ou outros que procedam à solicitação da sua inscrição junto da ADEP. Se o fizer por via eletrónica pode dirigir email para adeppaiva@gmail.com e se por via telefónica pelo número 255 689 486. Se o envio da ficha de inscrição e regulamento tiver de ser feito via postal, não se esqueça de nos indicar, além da rua, o n.º da porta e código postal.
370 000 visualizações do blog da ADEP
Os dez assuntos/títulos que mais interesse suscitaram:
1.ainda pelas memórias das Minas do Pejão!
2.PAIVA: TERRA DE RIOS, BARCAS DE PASSAGEM E DE PONTES
3.Depósito de lixo nas antigas minas do Pejão, Castelo de Paiva
4.Inferno, de madrugada, também na Frutuária...
5.Aconteceu a 19.ª edição (da feira do sec. XIX)!
6.O Poço de Germunde (PG2 das Minas do Pejão) já está a salvo!
7.Aterro sanitário da Ambisousa (Paredes, Penafiel, Castelo de Paiva), em Rio Mau, serra da Boneca
8.cada criança, jovem e adulto pode semear, facilmente diversas (dezenas, centenas) árvores! Vamos a isso ?
9.António Capelo visitou o espaço Etnográfico da ADEP, e conclui que é urgente criar um museu ligado às Artes e Ofícios!
10.Saiba que pode ajudar consignando à ADEP 0,5% do que paga de IRS.
Da diversidade dos temas a que o blog da ADEP se vem referindo, sublinhamos que mereceram primordial atenção, depois de 2016: o nosso registo do passado, notas sobre a atualidade e futuro das Minas do Pejão; da temática ambiental ao Parque das Tílias e a ideia de todos semearmos e plantarmos árvores face ao grande incêndio de 2017 e a problemática do aterro sanitário inter-concelhio; do que sonhamos para as nossas atividades de museu etnográfico e para a Feira do Século XIX; também da nossa ideia sobre o território, paisagem e rios, com seus monumentos e pontes e finalmente a não menos importante temática dos meios necessários ao nosso trabalho e a sugestão/convite a todos os contribuintes de que podem doar - sem custos - 0,5% do seu IRS já pago, podendo consignar esse valor à ADEP, todos os anos!
Ficamos gratos pela vossa atenção e fidelidade, que desejamos se mantenha, e mais motivados pela sintonia, cientes de que a valia deste fórum é também a de corresponder a um legítimo interesse e direito de cidadania popular.
sexta-feira, 13 de setembro de 2024
terça-feira, 3 de setembro de 2024
domingo, 1 de setembro de 2024
Iluminação pública na ponte rodo ferroviária /centenária de Pedorido
Passa a estar iluminada esta estrutura, agora apenas pedonal.
Recorde-se que ainda não está classificada como Monumento, mas apenas porque a decisão das entidades competentes (Direção Geral dos Monumentos Nacionais e executivo da Câmara Municipal) não aconteceu! Os serviços técnicos já fizeram o seu trabalho, há uma década, na sequência do pedido que então a ADEP lhes requereu oficialmente.
Deixamos também um link para elucidar das ideias que surgiram sobre a forma como a recuperação da ponte poderia acolher outros importantes elementos associados à funcionalidade da Ponte centária.
https://adep-paiva.blogspot.com/search/label/Ponte%20centen%C3%A1ria%20de%20Pedorido
Etiquetas:
Ponte centenária de Pedorido,
Ponte Velha de Pedorido
Subscrever:
Mensagens (Atom)