sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Ara romana de Vila Verde objecto de estudo

O Professor Armando Coelho, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, reputado especialista em epigrafia, mostrou interesse em estudar a Ara romana encontrada no ano passado pela ADEP no Terreiro - Vila Verde, freguesia de São Martinho.
Passados quase trinta anos pós as primeiras escavações (Valbeirô - Sardoura) que promoveu sob a orientação do Arqueólogo Lino Augusto Tavares Dias a ADEP vem somando inúmeras participações, recolhas, visitas e estudos pelo concelho e região em colaboração com universidades, investigadores e alunos.
A descoberta desta Ara e do que pode ser um Forno Telheiro dos séc. XVI/XVII, localizado recentemente em Real, demonstra que a ADEP é, também na Arqueologia, a única entidade que no terreno continua a desenterrar testemunhos, a reclamar e a fazer estudos, protecção e divulgação do nosso património.
De lamentar que a generalidade dos materiais localizados e conhecidos estejam dispersos pelos Museus vizinhos e no concelho não existam condições e espaços que não sejam os que a ADEP lhe vem disponibilizando sem que receba quaisquer apoios consignados para esse fim.

Sem comentários: