sábado, 29 de maio de 2010

Herbicidas nos espaços públicos vs biodiversidade

O uso excessivo de herbicidas, nas nossas estradas, em desrespeito pelas normas básicas de segurança, deixou já, em passado recente, algumas marcas fisicas e morais pela perda que causaram em animais e plantas.

Também a Quercus alertou recentemente para o perigo que essa utilização representa para o ambiente com a consequente diminuição da biodiversidade dos solos, contaminação das águas e da saúde pública, lembrando que estes comportamentos não estão de acordo com os compromissos assumidos pelas autarquias no âmbito da Agenda 21, que visa racionalizar meios, juntar vontades e trabalhar em conjunto com as comunidades e as instituições, para o desenvolvimento sustentável.

Pesquisas recentes dizem-nos que em áreas agrícolas onde é proibida a aplicação de produtos químicos a biodiversidade é muito superior e que um dos efeitos adversos dos herbicidas é a de diminuirem muito significativamente a actividade de bactérias e fungos benéficos do solo.
Os herbicidas são apontados pelos investigadores como os grandes responsáveis pela diminuição, de algumas espécies de aves em áreas agricolas e nós sabemos isso há muito tempo, ainda que empiricamente!
Uma maior consciencialização e participação da população é desejável nesta como noutras áreas deficitárias para a qualidade de vida na nossa região.

Sem comentários: