domingo, 4 de julho de 2010

FÓSSEIS DO PEJÃO/GEOPARQUE

Jovens envolvidos numa campanha paleontológica, do Ciência Viva, descobriam fósseis vegetais nunca antes encontrados no território Geopark Arouca.
Para assinalar esta importante descoberta, o Coordenador Científico do Geopark Arouca, Artur Sá, deu a conhecer alguns dos exemplares de fósseis vegetais encontrados no Vale do Paiva.
Este paleontólogo referiu que foram encontradas cerca de 15 táxons (diferentes grupos) de fósseis vegetais, com 310 milhões de anos, pertencentes ao período Carbónico (Era Paleozóica), altura em que existiram frondosas florestas no planeta Terra, que deram origem aos carvões de S. Pedro da Cova e do Pejão, explorados em concelhos vizinhos.
O resultado desta campanha paleontológica será dado a conhecer à comunidade científica em Outubro deste ano, durante a IX Conferência Europeia de Geoparks da UNESCO, a decorrer na Grécia. Acrescenta o paleontólogo que «Isto é muito bom a nível científico, porque representa mais uma ocorrência geológica invulgar dentro do Geoparque de Arouca e prova que ainda há muito trabalho a fazer neste território», disse.
Esta é uma das razões porque ADEP e várias outras instituições civicas da região tem vindo a defender que o território do GEOPARQUE deve ser ampliado para abranger Castelo de Paiva e margem direita do Douro até Gondomar, também pelos vestígios de antigas explorações de minérios vários que abundam no terreno. Os fosséis vegetais muito conhecidos pela população desta região, forem ao longo dos tempos reconhecidos e até coleccionados pelos nossos mineiros do Pejão.

Sem comentários: