sábado, 27 de novembro de 2010

"filmar (O Encontro) para divulgar a etnografia" !

O Encontro Etnográfico, que vai ter lugar no próximo dia 1.º de Dezembro, no Parque das Tílias, é mais uma iniciativa festiva que pretende recordar e recrear antigas tradições e bem assim divulgar algumas das vivências que se desenvolviam no ciclo do linho (tascar, fiar, acedar e barrelar), do milho (desfolhada) e do vinho (prova)! O evento conta com a participação de vários grupos culturais e etnográficos e termina com um convívio onde serão servidas papas de farinha de milho !
Esta é mais uma oportunidade para os interessados recolherem imagens vivas, do que são ainda alguns dos gestos de hábitos, com valiosos saberes presentes na memória de uma grande faixa etária da nossa população.
Tendo a ADEP por objectivo perpectuar para as gerações mais novas e vindouras, imagens e sons de tarefas e artes das profissões e ofícios tradicionais da região de Paiva, deliberou abrir concurso documental a que podem ainda concorrer estudantes, profissionais e amadores, até ao dia 31 de Dezembro, com trabalhos em suporte digital, cujo prémio pode atingir a quantia de 500 €, como já aconteceu em 2009 !

Sem comentários: