sábado, 22 de outubro de 2011

Mamoa descoberta em Sardoura !


Mais uma mamoa foi descoberta na corda que circunda o fértil Vale de Sá, perto de Carcavelos, na freguesia de Sardoura.
As várias pesquisas e visitas, algumas realizadas pela ADEP, outras por jovens alunos e professores das nossas universidades, nas passadas décadas de 80 e 90 e que culminaram com a publicação da Carta Arqueológica, não foram suficientes para localizar e identificar o presente achado.
O Vale de Sá que terá sido o berço da nossa terra, local com enorme potencial agrícola, irrigado pela Ribeiro da Quintã ou de Sã, afluente do Rio Sardoura, está encaixado entre os montes de S. Gens, S. Paul e S. Pedro e tem nas imediações, dos lugares de Valbeirô, Cruz da Carreira, Tapado e Vales diversos monumentos e vestígios, megalíticos e romanos.
Este monumento, como os do seu género, datam de 3 a 5000 anos a.c., que vem somar-se às várias dezenas, deste tipo, já contabilizados no concelho, contrasta com o parco investimento do Município na divulgação e valorização do seu património histórico-arqueológico.
Uma oportunidade para acautelar a localização de quaisquer vestígios na área que vier a ser incluída na zona industrial da Cruz da Carreira, para que não venha a acontecer o que amiude temos denunciado.















Martinho Rocha

Sem comentários: