sábado, 11 de agosto de 2012

“Elas é que são as mães da Viagem Medieval” de Santa Maria da Feira. Para que conste, TAMBÉM NÓS !


Ana e Cristina criaram em 1996 o certame que hoje é uma referência. O JN (ver página anexa), na sua edição de terça feira de 07.08 diz que  “A VIAGEM MEDIEVAL QUE SE TRANSFORMOU NUMA DAS MAIORES REALIZAÇÕES DO GÉNERO EM TODA A EUROPA, NASCEU HÁ 16 ANOS. DUAS TÉCNICAS DO ICEP SÃO APONTADAS COMO AS AUTORAS DA IDEIA QUE COMEÇOU POR ENVOLVER 11 CONCELHOS…”.  A representação paivense esteve a cargo da ADEP que aí se fez representar com as artes de tintureiro, tecelão, ceireiro e moleiro. Os ensinamentos e trabalho da senhora "Rita Ceireira" de Sardoura, como a foto documenta, permitiram-nos, com esparto adquirido no Algarve, participar nessa 1.ª edição da Viagem Medieval de Terras Santa Maria. 
Recordamos que a nossa Câmara Municipal  apoiou diretamente o evento e a ADEP teve de arcar por sua conta e risco com os custos de tal participação! Ainda assim nem tudo foi mau  a experiência desta participação garantiu à ADEP o estatuto de mercador/fundador deste evento e pode dizer-se que aí germinou a semente da nossa Feira do Séc. XIX  cuja 1.ª edição teve lugar  em 1998.
Num tempo em que todos somos poucos para a obra imensa que o país precisa, com os poucos apoios disponíveis por quem de direito,  será este o momento para refletir sobre o retorno que aos fundadores, de um evento como este, será justo reclamar, para as suas iniciativas é claro, ao nível de intercâmbios, parcerias e troca de experiências.

Sem comentários: