sábado, 18 de agosto de 2012

Montanhas Mágicas


Entendemos que a Câmara Municipal de Castelo de Paiva não poderá desperdiçar esta grande oportunidade para o concelho de modo a que o mesmo se possa modernizar e de se afirmar como polo turístico, podendo a autarquia empenhar-se profundamente neste projecto e criar as infra-estruturas que vierem a ser descriminadas, no contexto da viabilização, aprovação e certificação da grande Área das Montanhas Mágicas, para que se possa proporcionar ao turista/visitante aquilo que há de melhor, com garantia de serviço de qualidade e atempadamente prestado, a exemplo do que acontece em muitos países da Europa.
A dinamização futura do nosso território passará não só pela valorização do sector do turismo, mas, também, pelo crescendo de actividades inerentes que aquele segmento económico potenciará.


A título de sugestão podemos desde já imaginar um itinerário turístico, dos muitos que se podem vir a criar, para serem incluídos em pacotes turísticos, que as Agências de Viagens ou hotéis de toda a região Montanhas Mágicas, disponibilizaria aos seus clientes:

Vamos chamar-lhe Circuito “A” em Castelo de Paiva
1-visita ao Marmoiral (e Quinta da Boavista) Sobrado; 2-visita ao Parque das Tílias e Museu “Primeiras Artes” da ADEP (Sobrado);
3-Visita à Pia dos Mouros; 4-Passagem e paragem no Miradouro de Catapeixe; 5-Visita a uma fábrica de cobres (S. Martinho de Sardoura); 6-Visita a Boure (estátua e pontes) Santa Maria de Sardoura; 7-Visita eventual ao miradouro do Monte de S.Gens (Santa Maria de Sardoura); 8- Visita à Mamoa de Carvalho Mau (Raiva); 9- Visita à confecção de doçarias-Serradelo (Raiva); 10- Visita ao Miradouro de S. Domingos; 11-Regresso a Sobrado e finalmente visita à Quinta da Fisga (Bairros).

Muitos outros haverá se for feito um levantamento adequado e cuidado.

Durante este ou outros circuitos a percorrer, não poderá ser descurada a necessidade da existência de locais de apoio, como sejam WC, cafés, pastelarias e restaurantes, que, ao longo do percurso, antecipadamente se associem e possam disponibilizar serviços com qualidade e rapidez..

Para a realização destes circuitos, pré-pagos, teria que existir uma bolsa de guias de turismo devidamente habilitados e credenciados de forma a permitir orientar o/ ou os circuitos pre-comprados e para explicarem, em cada local, o motivo que justifica a visita. Estes guias deverão estar habilitados para exercer atividade pelos vários concelhos da região das Montanhas Mágicas, por forma a poderem ser contratados pelos Agentes de Viagens ou afins, como acontece no estrangeiro.

parte do parecer  que consta da folha anexa e que foi enviado para a Câmara Municipal.

Sem comentários: