terça-feira, 25 de dezembro de 2012

As nossas praças e suas árvores.




Discorrendo por apontamentos diversos a propósito do enigma do calendário para 2013 e alusivo ao 500.º aniversário da atribuição do Foral, deparamos com algumas referências que nos parecem ser merecedoras de mais divulgação atenta a necessidade de mais estudo e defesa de locais da nossa memória colectiva.
Em Janeiro de 1908 o Jornal de Arouca “ A voz de Portugal” refere que “depois de percorrermos as ruas principais da Vila de Sobrado, fomos admirar a casa dos futuros Paços do Concelho. Já esta obra é real. Imponente(…)Quem vir a obra dirá que todas as lisonjas são poucas”. Ao mesmo tempo que se constroem novos edifícios vai-se alinhando e construindo passeios de pedra na sua frente, de modo que, daqui a poucos anos, estará ali uma praça das principais do distrito. Desta praça sai uma rua, a chamada “Rua” que comunica com outras praças (futuro Largo da Meia Laranja, onde já estiveram duas belas, raras e frondosas  "árvores de  garrafa" Brachychiton populneus e do outro lado da estrada, junto do Marmoiral e entrada da Boavista ainda temos alguns exemplares de Castanheiro da India - Aesculus hippocastanum e cedro) mais ao norte e já toda arborizada (de Tílias) onde existe a importante fábrica de manteiga a vapor (no Parque das Tílias – Frutuária)”.
Assim, diz o “Jornal de Arouca” a 4 de Setembro de 1915 que “No Largo Conde Castelo de Paiva  existem 6 palmeiras”. Se repararmos na referida foto do calendário elas não estão lá. Se efectivamente a foto fosse de 1919 como lá está escrito era previsível que lá estivessem ainda…
Já em 1921 “as Tílias que orlam os passeios (do largo que fica em frente aos Paços do concelho, proporcionam), a doçura das suas sombras pródigas…” como refere o “Defensor” de 5 de Maio. Também no Logradouro da Casa da Boavista além de alguns cedros, dois deles secos, existem um Tulipeiro (Nome científico: Liriodendron tulipífera L.) e um belo exemplar de cedro que será uma Thuja como se vê em primeiro plano da foto.
Martinho Rocha

Sem comentários: